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23/04/2011 - 17h49

"Personal organizers" arrumam até e-mails de paulistanos

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FLAVIA MARTIN
KÁTIA LESSA
DE SÃO PAULO

"Adoro papel! Esse negócio de 'não imprima, preserve a natureza' não funciona comigo", diz a "personal organizer" paulistana Adriana Saade, 41. "Gosto mesmo é de arrumar papelada. Fala, a pessoa tem TOC [Transtorno Obsessivo-Compulsivo], né?", brinca. Depois de dez anos organizando casamentos, há dois ela cuida da bagunça de armários e documentos pessoais.

TOC para alguns, fonte de renda para outros, o trabalho como organizador profissional tornou-se uma alternativa para pessoas de diversas áreas. Basta que elas tenham afinidade com pastas, arquivos, cabides e caixas.

Foi o que aconteceu com a arquiteta Renata Parisotto, 35, que largou o escritório em que trabalhava, em Higienópolis, no centro de São Paulo, para montar sua empresa. "Em todo o lugar onde trabalhei, organizava as coisas sem o chefe pedir. É de nascença", diz Renata. Ela também usa o feng shui para melhorar a energia da casa de acordo com a disposição dos móveis e dos objetos.

Patrícia Araújo/Folhapress
A "personal organizer" Adriana Saade (à esq.), que organizou os documentos da empresária Fabiana Ponzio Scardoelli
A "personal organizer" Adriana Saade (à esq.), que organizou os documentos da empresária Fabiana Ponzio Scardoelli

A área de atuação dos "organizers" --que ganham, em média, de R$ 60 a R$ 120 por hora-- é vasta. Arrumação de armários e residências é o serviço mais solicitado, mas existe demanda para estoque de loja e até caixa de entrada de e-mails.

Esta última, aliás, é o carro-chefe do trabalho de Ivo Corradi de Abreu, 59, que faz organizações de escritórios e ajuda as pessoas a desenvolverem uma rotina. "Se você tiver um bom método de trabalho, terá mais tempo livre", garante.

Eliete Teixeira, 42, arruma casas, escritórios e lojas. Há duas semanas, estava às voltas com o estoque e as araras de uma butique de roupas femininas no Itaim Bibi, na zona oeste.

Para quem não gosta e nem tem talento para a função, o trabalho parece não trazer muito entusiasmo. Mas surpresas sempre acontecem.

Há cinco anos, Eliete foi contratada por uma senhora de uns 70 anos para dar um jeito em um quarto repleto de brinquedos eróticos. Os critérios adotados na arrumação? "Cores, formas e tamanhos, e muito ou pouco usados", explica.

A nutricionista Maria Pia Gallucci, 29, percebeu que seus pacientes tinham dificuldades em organizar a cozinha e a geladeira.

"Eles não sabiam qual tipo de panela é o correto para cada preparo." Com o tempo, Maria Pia adicionou ao trabalho dicas de higienização de frutas e latas, posicionamento de alimentos na geladeira, e arrumação de louças nos armários. "Muitas pessoas me procuram antes de uma reforma para saber como projetar a cozinha da melhor forma possível."

Ordem na bagunça

Citado pela maioria dos organizadores ouvidos pela sãopaulo, o portal OZ!, que oferece cursos e produtos para organização, registrou em 2010 um aumento de 38% em seu faturamento em relação ao ano anterior.

Quem contrata esses serviços são paulistanos sem tempo ou que não conseguem orientar seus empregados, de acordo com o portal, que tem sede em Moema, na zona sul. Solteiros que moram sozinhos, recém-casados ou idosos que precisam facilitar a rotina em casa também usam esse serviço, segundo o site.

"Eu não ia ter tempo de ficar pensando no meu armário com tudo que estava acontecendo no apartamento", diz a administradora Gisleine Marie, 29, que estava se mudando quando contratou a organizadora Vera Corradi, 59, há pouco mais de uma semana.

Adriana Saade resume: "Você trabalha a semana inteira e vai tirar o seu sábado ou domingo para arrumar um armário?" Eles vão.

Contas em ordem

- Encontre uma maneira que se pareça mais com sua personalidade. Se não quiser ter múltiplas pastas, pelo menos guarde as contas ao final do ano fiscal em um arquivo "Contas pagas 2010";
- Quando uma fatura chegar, coloque-a em uma pasta sanfonada, dividida em dias do mês. Cada uma entra no dia de seu vencimento;
- Depois de pagas, as contas devem ser arquivadas semanalmente para não acumular;
- Tente manter os papéis por um determinado período (cada conta precisa ser guardada por um tempo específico).

Vai para a lixeira

- Leia e responda as mensagens em 24 horas, porque, ao longo do próximo dia, chegarão novos e-mails;
- O que for simples e rápido deve ser respondido de bate-pronto;
- Agende um horário do dia para responder às mensagens que demandam mais tempo;
- Coloque esses e-mails mais demorados em outra pasta para não misturá-los às demais mensagens;
- Não deixe na sua caixa de entrada um número de mensagens de forma que crie uma barra de rolagem.

Araras, estoque e cia.

- Evite o acúmulo de roupas deixadas no balcão depois que o cliente saiu;
- O que for de dobrar, faça logo; o que for de pendurar, coloque no cabide;
- Deixe sempre os cabides em ordem linear para criar uma boa impressão no próximo cliente;
- No estoque, não pegue as peças "desesperadamente" para não misturar as pilhas dos tamanhos de manequim;
- A limpeza constante da loja faz parte da organização.

CURSO
OZ!
São seis cursos presenciais e um on-line
Preços: de R$ 165 a R$ 594
SAC: 0/xx/11/2842-7100

PROFISSIONAIS
Preços: de R$ 60 a R$ 120 a hora

Adriana Saade
Tel. 0/xx/11/3284-8097

Eliete Teixeira
Tel. 0/xx/11/3522-9711 e 0/xx/11/9845-2292

Ivo Corradi de Abreu
Tel. 0/xx/11/5524-5181 e 0/xx/11/9121-5274

Maria Pia Gallucci
Tel. 0/xx/11/8121-4600

Renata Parisotto
Tel. 0/xx/11/9540-4379

Vera Corradi
Tel. 0/xx/11/5524-5181

 

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