Oportunidades econômicas em torno da retomada verde são tema de webinário da Folha

Evento, realizado em parceria com a embaixada britânica, reúne especialistas do Brasil e do Reino Unido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos (SP)

Diante da crise econômica global acelerada pela pandemia, crescem os estímulos para que a recuperação financeira tenha a sustentabilidade e a mitigação das mudanças climáticas como eixos estratégicos. A retomada verde, como é conhecida, está no centro das discussões do próximo webinário realizado pela Folha, com apoio da embaixada britânica no Brasil.

O evento ocorre na próxima terça-feira (23), das 10h às 12h, e conta com dois painéis de debate. Convidados nacionais e internacionais dividem as discussões, com o objetivo de propor caminhos para que o Brasil esteja alinhado a essa agenda. A mediação será feita pelo jornalista Marcelo Leite, especializado em ciência e ambiente e colunista da Folha.

O tema ganha novos contornos neste ano em função da COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que acontece em Glasgow (Escócia) no mês de novembro. A expectativa internacional é de que o encontro regulamente o artigo 6 do Acordo de Paris, que dispõe sobre o mercado global de carbono.

Para aprofundar o assunto, o primeiro painel do webinário aborda a rota verde dos recursos globais. Questões como os impactos da crise climática para o mercado financeiro e os riscos para os negócios serão debatidas.

Já o segundo painel analisa como os mercados de carbono podem gerar oportunidades para o setor privado brasileiro. Por meio desse mecanismo, países que reduzem suas emissões de gases do efeito estufa além da meta podem vender créditos a outros governos ou empresas que ainda não alcançaram esse objetivo.

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, fará uma fala de abertura.

A transmissão dos debates será aberta ao público, que também pode enviar perguntas e comentários por meio do WhatsApp. O número é (11) 99648-3478. Em breve, o vídeo estará disponível nesta página.

Confira a lista de convidados abaixo:

WEBINÁRIO “OPORTUNIDADES ECONÔMICAS E FLUXOS FINANCEIROS PARA RETOMADA VERDE”

Dia 23 de março (terça-feira)


MESA 1: A rota verde dos recursos globais - experiências do Reino Unido e Brasil

HORÁRIO: 10h às 11h

PARTICIPANTES: Marta Pinheiro (diretora ESG da XP Investimentos); Rubens Ricupero (diplomata, ex-embaixador e ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda); Sergio Gusmão Suchodolski (presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) e Thatyanne Gasparotto (diretora da Climate Bonds Initiative para América Latina).


MESA 2: Mercados de carbono são uma oportunidade para o setor privado no Brasil?

HORÁRIO: 11h às 12h

PARTICIPANTES: Eduardo Bastos (diretor de sustentabilidade da divisão agrícola da Bayer para América Latina); Kate Hughes (diretora de Clima e Energia do Ministério de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido); Paulo Hartung (economista, presidente-executivo da Indústria Brasileira de Árvores e ex-governador do Espírito Santo) e Plínio Ribeiro (CEO da Biofílica).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.