Descrição de chapéu O Futuro do Direito Folhajus

Futuro do Direito é tema de seminário da Folha

Evento ao vivo irá debater impactos sociais da lei e desafios das tecnologias jurídicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos dias 14 e 15 de março, acontece o seminário O futuro do Direito e o Direito do Futuro, promovido pela Folha. O evento online, dividido em dois painéis, pode ser assistido ao vivo nesta mesma página e pelo canal do jornal no Youtube.

Na segunda-feira (14), o evento debateu a Lei e o desenvolvimento social. No debate de hoje, com início às 15h, os painelistas tratarão dos desafios que a tecnologia traz para a atuação jurídica.


Acompanhe ao vivo o segundo dia de debate:


Um levantamento feito pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que aponta problemas como disparidade salarial entre homens e mulheres e concentração de renda, mostra que os 10% mais ricos detém 57% da renda nacional, agravante para o cenário de desigualdade social.

Neste contexto, o painel discutirá como o Direito pode contribuir para determinar resultados sociais e como medir os impactos da atuação jurídica.


Acompanhe na íntegra o primeiro dia de debate:


No dia 15 de março, às 15h, o seminário continua para discutir os desafios e as contribuições da tecnologia para a atuação jurídica na mesa: O novo Direito para uma sociedade conectada.

A pandemia e o distanciamento social aceleraram o ritmo do uso de recursos tecnológicos em escritórios de advocacia, o que exige dos profissionais conhecimentos multidisciplinares, como gerenciamento de dados. Quais os desafios de se lidar com a tecnologia no ambiente jurídico?

O evento tem patrocínio da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e apoio do Grupo Nelson Wilians. O público poderá participar enviando perguntas e comentários por WhatsApp, no número (11) 99648-3478. A mediação é de Flavio Ferreira, repórter da Folha.

Confira a programação completa:

Seminário O futuro do Direito e o Direito do futuro


Mesa 1: A lei e o desenvolvimento social

Horário: 14 de março, às 16h

Participantes: Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF; Leonardo Sica, vice-presidente da OAB-SP; Maria Tereza Sadek, professora aposentada da FFLCH- USP, especialista em questões do Judiciário; Marcel Daltro, advogado diretor de comunicação do Nelson Wilians Advogados


Mesa 2: O novo Direito para uma sociedade conectada

Horário: 15 de março, às 15h

Participantes: Ronaldo Lemos, advogado especialista em tecnologia e colunista da Folha; Evandro Eduardo Seron Ruiz, coordenador do grupo de pesquisa "Tech Law", do Instituto de Estudos Avançados da USP; Daniel Marques - diretor da AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs); Patricia Peck Pinheiro, fundadora da Peck Advogados e especialista em Direito Digital.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.