Descrição de chapéu Câncer de Próstata câncer

Folha promove seminário sobre câncer de próstata

Especialistas debatem importância e desafios do diagnóstico precoce em evento transmitido ao vivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na próxima terça-feira (8), das 15h às 16h15, a Folha realiza um seminário sobre câncer de próstata para ressaltar a importância do diagnóstico precoce e discutir os desafios na detecção da doença. O evento será transmitido ao vivo e o público poderá acompanhá-lo nesta página.

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima uma incidência anual aproximada de 65,9 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Com evolução lenta na maioria dos casos, a doença tem 90% de chances de cura se for identificada precocemente.

O diagnóstico esbarra, porém, nas dificuldades de acesso à saúde e na falta de políticas públicas que incentivem os homens a se consultar com o urologista anualmente a partir dos 50 anos —ou dos 45, quando há histórico familiar da doença.

As neoplasias de próstata são rastreadas com exames de toque retal —fundamental para detectar tumores, mas ainda cercado por preconceitos— e de sangue, para dosagem de PSA (antígeno prostático específico, proteína cujo aumento sinaliza alterações na glândula). Se há suspeita de câncer, o diagnóstico é definido por meio de biópsia.

Imagem mostra fachada do Congresso Nacional, em Brasília, iluminada de azul à noite
O Congresso Nacional foi um dos monumentos iluminados de azul em apoio à campanha Novembro Azul, contra o câncer de próstata, em 2014 - Valter Campanato/Agência Brasil

Em 2021, 59% dos novos pacientes foram diagnosticados com tumores já em fases avançadas, segundo o Radar do Câncer, iniciativa do Instituto Oncoguia, com base em dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (Sistema Único de Saúde). Cerca de 15,8 mil brasileiros morreram em decorrência da doença em 2020, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde.

O seminário será mediado pela jornalista Carolina Marcelino e tem patrocínio da Dasa Oncologia. O público poderá participar enviando perguntas e comentários por WhatsApp, no número (11) 99648-3478.


Seminário Câncer de Próstata

Data e horário: 8 de novembro (terça-feira), das 15h às 16h15

Palestrantes: Rafael Ferreira Coelho, urologista do Hospital Nove de Julho e chefe da equipe de urologia do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo); Jairo Savastano, industrial, teve câncer de próstata em 2017. Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, foi convidada e havia confirmado presença, mas não participará do evento porque está se recuperando da Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.