Folha promove 6ª edição do seminário Violência Sexual Infantil

Evento acontece no dia 18 de maio, em São Paulo, e também será transmitido ao vivo no canal do jornal no Youtube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha realiza no dia 18 de maio (quinta-feira), a partir das 15h, a sexta edição do seminário Violência Sexual Infantil. O evento, que tem apoio do Instituto Liberta, acontece no Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500), em São Paulo.

O minidoc produzido pela TV Folha "O Caso Sophia", sobre a morte de Sophia Jesus Ocampo, 2, vítima de violência sexual, será exibido na abertura do seminário. Em seguida, Eliane Trindade, jornalista da Folha, entrevistará Jean Carlos Ocampo, o pai de Sophia, ao vivo.

Haverá duas mesas de debate. A primeira sobre o preparo de profissionais de diversas áreas, como educação, saúde e direito, para lidar com o problema, e quais as lacunas em suas formações que, se supridas, poderiam se refletir em melhor atendimento e apoio às vítimas.

A segunda será sobre o papel da informação para crianças e adolescentes e como ela pode empoderá-los e protegê-los do abuso.

Da primeira discussão participam Márcia Bonifácio, coordenadora do Naapa (Núcleo de Apoio e Acompanhamento à Aprendizagem), órgão da prefeitura de São Paulo, Renata di Sessa, médica especializada em sexualidade humana pela Faculdade de Medicina da USP, que atuou na urgência do Hospital Perola Byington, e Renata Rivitti, promotora de Justiça e assessora do Centro de Apoio Operacional Cível – Área Infância e Juventude. A conversa será mediada pela jornalista, escritora e apresentadora de TV Cris Guterres.

A segunda terá a presença de Caroline Arcari, autora do livro infantil Pipo e Fifi, Elisa Bracher, artista plástica e diretora do Ateliescola Acaia, e Mariana Motta, psicóloga e orientadora da Escola Americana de Campinas. A mediação ficará a cargo de Gabriel Chalita, advogado, professor, escritor e ex-secretário de educação do Estado e da cidade de SP.

No encerramento do seminário, Luciana Temer, diretora-presidente do Instituto Liberta, lançará um manifesto defendendo a implementação efetiva de uma educação para prevenção à violência sexual por meio da informação.

Interessados em acompanhar presencialmente, de forma gratuita, podem se inscrever neste link. As vagas são limitadas. O evento também terá transmissão online, ao vivo, pelo canal da Folha no Youtube.

Catarina Pignato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.