Seminário da Folha discute importância da prevenção e imunização contra gripe

Especialistas debateram sobre como lidar com complicações e aumentar cobertura vacinal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Além da Gripe: Avanços e Desafios na Prevenção foi tema do seminário promovido pela Folha na quarta-feira (20), no auditório do jornal em São Paulo que teve transmissão ao vivo pelo canal do jornal no YouTube.

Dividido em duas mesas, o evento contou com especialistas em epidemiologia e pneumologia e representantes do sistema público de saúde. A proposta foi discutir estratégias para ampliar a cobertura vacinal e maneiras de abordar o envelhecimento populacional na criação de políticas públicas.

Em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no Brasil, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe para março. A primeira mesa abordou riscos da doença e desafios à imunização, que não atingiu as metas no ano passado.

Mariana de Souza Araújo, enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI) de São Paulo, foi uma das convidadas, assim como Mark Barone, fundador e coordenador-geral do Fórum Intersetorial de Condições Crônicas Não Transmissíveis no Brasil (FórumCCNTs).

Também participaram do painel os professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Nancy Bellei, infectologista e membro da International Society of Influenza and Other Respiratory Viruses e Clystenes Odyr Soares Silva, diretor de ensino da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Idoso olha de camiseta rosa e máscara segura manga da camiseta enquanto observa seringa de vacina de gripe segurada por enfermeiro
Mutirão de vacinação contra influenza no Parque Villa Lobos, em São Paulo, em 2022 - Bruno Santos/Folhapress

A queda na taxa de adesão à imunização entre idosos, observada no ano passado, foi um dos temas da mesa 2, que teve como foco o impacto da vacinação na longevidade e os desafios do envelhecimento populacional.

O painel teve Alexandre Kalache, médico gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, e Maisa Kairalla, médica geriatra e presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Além deles, estiveram presentes o professor Lauro Ferreira da Silva Pinto Neto, médico com experiência em doenças infecciosas e membro do Comitê de Calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), e Marlene Oliveira, membro do Conselho do Global Heart Hub e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, organização social dedicada à promoção de informações sobre saúde cardiovascular, câncer e saúde do homem.

A mediação foi feita pela jornalista, escritora e apresentadora de TV Cris Guterres.

Além da Gripe: Avanços e Desafios na Prevenção
Data e horário
: 20 de março (quarta-feira), das 15h às 18h
Mediação: Cris Guterres, jornalista, escritora e apresentadora de TV
Palestrantes: Nancy Bellei, infectologista e virologista, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da International Society of Influenza and Other Respiratory Viruses; Mariana de Souza Araújo, enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; Clystenes Odyr Soares Silva, professor de pneumologia da Unifesp e diretor de ensino da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); Alexandre Kalache, gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre, ILC Brazil) e codiretor do Age Friendly Institute; Lauro Ferreira da Silva Pinto Neto, médico com experiência em doenças infecciosas, professor da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e membro do Comitê de Calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); Maisa Kairalla, geriatra e presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Mark Barone, doutor em fisiologia humana pela USP, fundador e coordenador-geral do Fórum Intersetorial de Condições Crônicas Não Transmissíveis no Brasil (FórumCCNTs); e Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida e membro do Conselho do Global Heart Hub.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.