Apple fornece peças a lojas independentes de conserto pela primeira vez

Programa inicia nos Estados Unidos; não há previsão para lançamento internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Francisco | Reuters

A Apple anunciou nesta quinta-feira (29) que começará a vender peças, ferramentas e guias de instrução para lojas independentes que consertam iPhones quebrados, uma grande mudança após anos de lobby contra as leis de alguns estados americanos que a obrigavam a fazer exatamente isso.

A Apple disse que o programa, que deve ajudar a aliviar a forte demanda da empresa e de seus parceiros autorizados para consertar milhões de telas rachadas e entradas de carregadores queimadas, será lançado nos EUA antes de outros países.

A mudança significa que as assistências independentes receberão peças oficiais para conserto fora da garantia pelo mesmo preço oferecido a provedores de serviços autorizados, como a Best Buy, que executam o trabalho dentro da garantia.

Ben Bajarin, analista da Creative Strategies, disse que a medida pode criar mais oportunidades para a Apple vender serviços ou acessórios se incentivar os proprietários de iPhone a dar telefones usados a amigos e familiares.

"Isso os ajuda a deixar o produto mais acessível e nas mãos de mais clientes", disse Bajarin. "Todos os dados parecem dizer que, se você coloca alguém no ecossistema da Apple, eles geralmente não saem."

A Apple disse que testou o novo programa de conserto por um ano com 20 empresas na América do Norte, Europa e Ásia. A empresa não deu um cronograma para os lançamentos internacionais.

O programa permitirá que lojas independentes estabeleçam seus próprios preços para reparos. Elas deverão devolver as peças quebradas coletadas à empresa para reforma ou reciclagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.