Descrição de chapéu tecnologia Facebook Meta

Cineasta de 'O Senhor dos Anéis' vende estúdio de efeitos especiais por US$ 1,6 bi para empresa de metaverso

Sob acordo, compradora Unity Software assume ativos de tecnologia e engenharia da Weta Digital

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Wellington (Nova Zelândia) | AFP

O cineasta neozelandês Peter Jackson, diretor da trilogia "O Senhor dos Anéis", anunciou nesta quarta-feira (10) a venda de sua empresa de efeitos especiais Weta Digital para um grupo americano interessado em utilizá-la para desenvolver o "metaverso".

A empresa compradora, Unity Software, com sede em San Francisco, informou que a operação de US$ 1,6 bilhão (R$ 8,7 bi) vai "definir o futuro do metaverso", uma versão imersiva em 3D da internet que pretende transformar o trabalho e as interações virtuais.

O grupo destacou que a tecnologia da Weta, usada em sucessos de bilheteria como "O Senhor dos Anéis e "Avatar", permitirá a seus clientes criar o próprio espaço ultrarrealista de um mundo virtual.

"Estamos entusiasmados em democratizar estas ferramentas e levar o gênio de Sir Peter Jackson e o incrível talento de engenharia da Weta a artistas em todos os lugares", afirmou o presidente da Unity, John Riccitiello, em um comunicado.

Anel original do filme "O Senhor dos Anéis" em Potsdam, Alemanha - Michael Urban - 26.nov.2010/AFP

Sob o acordo, a Unity assume os ativos de tecnologia e engenharia da Weta Digital, que tem sede em Wellington, Nova Zelândia, enquanto Jackson mantém a propriedade majoritária da empresa WetaFX, especializada em efeitos especiais para o cinema.

Jackson disse que a oportunidade de usar os programas inovadores da Weta foi transformadora para aqueles que trabalham nas indústrias criativas.

"Juntos, Unity e Weta Digital podem criar um caminho para qualquer artista, de qualquer indústria, para que utilize estas ferramentas incrivelmente criativas e poderosas", disse.

Analistas acreditam que o metaverso será desenvolvido para virar uma plataforma online para experiências virtuais —como conversar com um amigo ou assistir a um show como se você estivesse no local.

O tema chamou a atenção em outubro, quando o Facebook mudou o nome de sua empresa matriz para "Meta", com o objetivo de refletir o compromisso de seu fundador, Mark Zuckerberg, com o conceito.

A empresa de Zuckerberg anunciou planos para contratar 10 mil pessoas na União Europeia para construir o metaverso, enquanto outras empresas de tecnologia correm para ter presença neste mundo virtual.

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