Descrição de chapéu Games tecnologia

Gamescom revela game de ex-produtor de 'GTA' e novo controle de PS5

Evento na Alemanha mostra o que será assunto na indústria de games nos próximos meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as segundas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Principal feira de games da Europa, a Gamescom foi realizada na última semana em Colônia, na Alemanha. O evento, que reuniu alguns dos maiores desenvolvedores e publishers do mundo, serviu para mostrar um pouco do que a indústria de games está preparando para o futuro.

Entre os destaques, estão um jogo misterioso de um ex-produtor da série "GTA"; um novo controle personalizável da Sony; o lançamento de um podcast estrelado por Hideo Kojima; e a confirmação da data de retorno do "poderoso pirata" Guybrush Threepwood ao mundo dos jogos virtuais. Confira abaixo essas e outras novidades

Everywhere

Pouco foi revelado sobre o ambicioso projeto de estreia da Build a Rocket Boy, desenvolvedora fundada por Leslie Benzies, produtor que trabalhou por anos nos games da série "GTA", da Rockstar.

Entre lindos cenários feitos em computação gráfica e imagens de gameplay que se assemelhavam a títulos de corrida e de tiro multiplayer, os desenvolvedores descreveram o game como uma experiência em mundo aberto construída de forma colaborativa. O que parece indicar que o jogo pode ser, uma espécie de "Roblox" com gráficos aprimorados dentro de algum tipo de metaverso.

"Nós queremos que a comunidade construa isso. Queremos que este seja o mundo deles. Queremos que eles contem suas histórias nos jogos deles. Eu acho que faz parte da natureza humana navegar por terras desconhecidas, para encontrar um lugar em que somos livres para explorar, para sermos criativos, e para compartilhar nossas incríveis experiências", afirmou Benzies no vídeo sobre o jogo, em desenvolvimento há pelo menos cinco anos e com lançamento previsto para 2023.

A apresentação na noite de estreia da conferência arrancou aplausos da plateia, mas notícias indicando que o estúdio buscou a contratação de desenvolvedores para trabalhar com a tecnologia blockchain fez algumas pessoas olharem torto para o projeto, especulando se o título envolveria NFTs ou criptomoedas.

A desenvolvedora se apressou a dizer em uma postagem no Reddit que as vagas seriam apenas para a área de pesquisa e negou que o jogo fosse construído em cima de uma plataforma de blockchain, mas não descartou completamente o uso da tecnologia.

DualSense Edge

Nada de gameplay de "God of War Ragnarök". A principal novidade da Sony na Gamescom foi o lançamento de uma versão aprimorada dos já excelentes controles de PlayStation 5. O aparelho deve chegar às lojas nos próximos meses.

Além das funcionalidades do DualSense tradicional, o novo DualSense Edge será totalmente customizável. Indicado principalmente para gamers experientes ou que pretendem jogar competitivamente, ele permite ao jogador remapear ou desativar botões e fazer ajustes finos na sensibilidade dos controles direcionais e gatilhos.

O gamepad contará também com botões extras embaixo dos direcionais e na parte de trás, dando mais versatilidade para os jogadores que quiserem atalhos rápidos para comandos específicos.

Há mudanças também que devem aumentar a durabilidade do aparelho, como a possibilidade de substituir mais facilmente os módulos dos direcionais e a parte superior deles.

Podcast do Hideo Kojima

Um dos responsáveis pela aclamada franquia "Metal Gear" e criador de "Death Stranding", Hideo Kojima aproveitou a Gamescom para anunciar não um jogo, mas seu próprio podcast em parceria com o Spotify.

No "talk show" Brain Structure, que será lançado em 8 de setembro com versões em inglês e japonês, Kojima falará semanalmente sobre filosofia, arte, cinema e, claro, games. O apresentador do Game Awards e jornalista Geoff Keighley terá um segmento próprio no podcast, que contará também com outros convidados.

Return to Monkey Island

O game que marca o retorno de Ron Gilbert à série de jogos de aventura criada por ele no início dos anos 1990 ganhou uma data de lançamento: 19 de setembro.

O novo trailer do game retoma um pouco do tom cômico da série, prometendo adicionar ao inventário dos jogadores que fizerem a compra antecipada –R$ 64,95 tanto a versão para PC como a para Switch– uma armadura de cavalo sem qualquer utilização prática no jogo, "mas muito exclusiva".

O item é uma referência ao controverso DLC de "The Elder Scrolls IV: Oblivion" que, por US$ 2,50, permitia aos jogadores enfeitar seu cavalo com uma armadura sem nenhuma função prática e que hoje é motivo recorrente de piadas na indústria de games.

High on Life

O jogo de Justin Roiland, cocriador da série "Rick e Morty", ganhou um novo vídeo de gameplay, mostrando que seu game terá a mesma pegada de humor desbocado da famosa série de animação.

No game de tiro em primeira pessoa, o jogador precisa combater uma invasão de alienígenas que usam seres humanos para se drogar. Para isso, ele contará com a ajuda de armas alienígenas falantes que comentam sarcasticamente tudo o que o jogador faz.

O jogo tem previsão de lançamento para 25 de outubro e terá versões para PCs e consoles Xbox (disponível desde o lançamento no Game Pass). O título, no entanto, não deverá ser traduzido para o português, o que já levou fãs brasileiros a protestarem nas redes sociais.

Lies of P

Esse jogo de ação em terceira pessoa remotamente inspirado em "Pinocchio" foi um dos grandes vencedores da Gamescom. O título, que estreou seu gameplay na convenção, recebeu as premiações de melhor jogo de ação/aventura, melhor RPG e game mais aguardado para PlayStation.

Apesar da inspiração em uma história infantil, o game é um "souls like" com uma pegada bem mais adulta, com cenários e personagens que lembram "Bloodborne".

O jogo tem lançamento previsto para 2023, com versões para PCs, Xbox X/S (disponível no Game Pass) e PlayStation 5.

Inkulinati

Entre os títulos indies, "Inkulinati" foi o destaque da convenção. Ganhador dos prêmios de melhor game indie e de jogo mais original, o título de estratégia da Yaza Games coloca o jogador no comando de um exército de ilustrações medievais.

Com uma direção de arte primorosa, o game mistura personagens da Idade Média e criaturas míticas em batalhas por turnos com muito bom humor.

Previsto para PC, Switch e consoles Xbox, o game tem lançamento previsto até o fim do ano. Nos próximos meses, uma versão de acesso antecipado deve ser disponibilizada.

Dead Island 2

Após anos de espera, a Deep Silver confirmou que "Dead Island 2" está chegando. A sequência do título de 2011 inspirado em filmes B de terror deve chegar aos PCs e consoles Xbox e PlayStation em 3 de fevereiro de 2023 e ganhou um trailer com detalhes de como será o gameplay.

Apesar do nome, o novo RPG de ação não terá como cenário uma ilha, mas uma versão da cidade de Los Angeles dominada por zumbis. Segundo os desenvolvedores, o jogo vem sendo desenvolvido há quatro anos e terá seis personagens jogáveis.

Callisto Protocol

O game dos criadores de "Dead Space 2" ganhou um novo trailer de gameplay na Gamescom. No vídeo, é possível ver que o novo título desenvolvido pelos estúdios Striking Distance foi bastante influenciado pelo clássico de ação/terror da finada Visceral Games.

O jogo tem lançamento previsto para 2 de dezembro no PC e nos consoles Xbox e PlayStation.

Dune Awakening

A Funcom (de "Conan Exiles") anunciou que está produzindo um novo MMO de sobrevivência em mundo aberto baseado no universo de "Dune", livro que já ganhou duas adaptações para o cinema.

O trailer apresentado na Gamescom não mostrou muito mais do que isso, nem mesmo uma previsão de lançamento foi dada.


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Cult of the Lamb

(PC e Switch)

Neste título indie, o jogador assume o papel de uma ovelhinha que precisa cuidar de uma comunidade formada por bichinhos fofinhos. Só tem um "porém". Essa ovelhinha foi sacrificada e revivida por um demônio e agora seu objetivo é formar um culto satânico poderoso para se vingar de seus assassinos e transformar seu salvador no verdadeiro senhor das trevas. Essa mistura fofura com satanismo é o ponto alto de "Cult of the Lamb". O gameplay também é um mix de estilos, alternando um tranquilo gerenciador de fazendinha com um "roguelike" cheio de ação. O problema é que, sem se aprofundar em nenhum dos dois, o jogo pode parecer muitas vezes superficial para os fãs de um gênero ou do outro. Ainda assim, vale a pena experimentar esse ousado game da Massive Monster.

Imagem do jogo "Cult of the Lamb"
Imagem do jogo "Cult of the Lamb" - Divulgação

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Sony anunciou aumento de preço dos consoles PlayStation 5 em vários mercados, como Europa, México, Japão, China e Austrália. O aumento, no entanto, não irá afetar os preços no Brasil e nos Estados Unidos, pelo menos por enquanto.
  • A Magalu Games, divisão de jogos virtuais da Magazine Luiza, lançou na última semana seus primeiros títulos mobile. O jogo de plataforma "Death Trap Nite" e os puzzles "Orbits Conqueror" e "Speed Box" são games hipercasuais gratuitos monetizados por anúncios e estão disponíveis para dispositivos Android e iOS.
  • Segundo reportagem da Bloomberg, a Saber Interactive assumiu o desenvolvimento do remake de "Star Wars: Knights of the old Republic" após a Aspyr Media anunciar a suspensão do projeto. O movimento, envolvendo duas empresas do Embracer Group, pode ser um exemplo de como o conglomerado sueco pretende coordenar os trabalhos de seus mais de 120 estúdios.
  • Sete meses depois de ter descoberto uma vulnerabilidade no sistema de partidas online da série "Dark Souls", a FromSoftware anunciou que retomou as funcionalidades online da versão para PC de "Dark Souls 3". A empresa ainda trabalha em atualizações de "Dark Souls" e "Dark Souls 2" para retomar as funcionalidades online desses títulos.
  • A Microsoft teria pago US$ 600 mil (cerca de R$ 3 milhões) para o estúdio Big Cheese para disponibilizar o jogo "Cooking Simulator" no Xbox Game Pass. Segundo o site Twisted Voxel, o valor foi revelado em um balanço do desenvolvedor e correspondeu a 22% de toda a sua renda no último ano fiscal. A Microsoft não costuma revelar detalhes dos acordos fechados para disponibilizar títulos no seu serviço de games por assinatura.
  • A Hype Games, loja virtual da Level Up, e a PicPay Store começaram a vender jogos de Xbox. Os consumidores que optarem por comprar um dos 30 títulos disponíveis nessas lojas receberão um código para ativar os jogos nos consoles ou no PC. A Microsoft afirmou que pretende ampliar o número de parceiros que disponibilizam seus jogos dessa forma no Brasil a partir de setembro.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

1º.set

"Ooblets": R$ 77,01 (Switch), R$ 114,95 (Xbox One/X/S), preço não disponível (PC)

2.set

"JoJo's Bizarre Adventure: All Star Battle R": R$ 199,90 (PC), R$ 229,90 (Xbox One/X/S, Switch), R$ 249,50 (PS 4/5)

"LEGO Brawls": R$ 147,45 (Xbox One/X/S), R$195 (Switch), preço não disponível (PC, PS 4/5)

"Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness": R$ 269,10 (Switch), preço não disponível (PC, PS 4)

"The Last of Us Part I": R$ 349,90 (PS 5)

Promoção da semana

A Epic Store está realizando uma grande promoção no mês de agosto, com descontos de até 85% em vários jogos para PC. Entre os destaques estão "Civilization 6" por R$ 19,35 (-85%), "Far Cry 6" por R$ 99,99 (-60%), o remake "Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2" por R$ 99,50 (-50%), "Red Dead Redemption 2" por R$ 119,50 (-50%) e "Dying Light 2" por R$ 149,40 (-40%).


Leituras da semana

o que saiu sobre games na Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.