Descrição de chapéu Congresso Nacional

Senado aprova transformação da ANPD em autarquia

Possibilidade da mudança era prevista pela Lei Geral de Proteção de Dados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Senado aprovou, nesta terça-feira (18), a medida provisória que transforma a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) em uma autarquia.

Na prática, o órgão sequer muda de nome, mas ganha mais autonomia para que funcione como instituição fiscalizadora dos assuntos relacionados à proteção de dados, já que deixa de ser subordinado à Presidência da República.

No Senado, foram apresentadas 30 emendas ao texto, todas rejeitadas pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que avaliou que elas tratavam de temas estranhos ou incompatíveis com a medida provisória —caso alguma fosse acatada, o texto teria que retornar mais uma vez para apreciação da Câmara dos Deputados.

Imagem ilustrativa com alguns dos principais aplicativos que coletam dados pessoas, como Facebook, Twitter, Whatsapp e Instagram
Facebook, Twitter, Whatsapp e Instagram são alguns dos principais aplicativos que coletam dados pessoas - Sajjad Hussain - 26.mai.2021/AFP

Agora, o texto vai à sanção da Presidência da República e tem até o próximo dia 24 para ser aprovado, ou perde a validade.

A nova autoridade mantém praticamente intacta a estrutura da ANPD, inclusive prevê a transição de seus funcionários para a nova entidade, que passa a atuar de forma semelhante a uma agência reguladora.

O novo texto também cria uma Procuradoria do órgão. Além disso, a mudança também pode ajudar o país a conseguir entrar em órgãos internacionais, como a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que exige maior fiscalização nesta área.

A criação da nova autoridade teve apoio, por exemplo, do CNPD (Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade), entidade que atua sobre o tema.

O novo órgão já era, inclusive, previsto na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que que dava prazo de até dois anos para o governo federal avaliar a transformação da ANPD em autarquia.

A LGPD foi aprovada em 2020, após mais de dez anos de debate, e determinou regras aos setores público e privado, tornando estes responsáveis por todo ciclo de um dado pessoal na organização: coleta, tratamento, armazenamento e exclusão. A lei vale para meios online e offline.

Uma das principais transformações foi a garantia legal de acesso e transparência sobre o uso de seus dados. Qualquer pessoa pode exigir das empresas públicas e privadas informações claras sobre quais dados ela coletou sobre si, como os armazena e para quais finalidades os usa. Também pode pedir cópia deles e solicitar que sejam eliminados ou transferidos.

Inicialmente, a LGPD não previa a ANPD, que teve suas regras de atuação publicadas pelo governo federal apenas em 2018.

Além de ter poder ativo para fiscalizar problemas com a proteção de dados, a autoridade também pode ser acionada por qualquer um que tenha, por exemplo, informações sobre si vazadas de forma irregular.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.