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Pioneiro até a morte, Stadia mostra como é o fim de um serviço de games na nuvem

Google prometeu reembolsar usuários e desenvolvedores que apostaram em sua plataforma

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São Paulo

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O Stadia não existe mais. O serviço pioneiro de streaming de games do Google foi desligado definitivamente na última quarta-feira (18) e, ainda que não tenha escrito uma história de sucesso nos seus pouco mais de três anos de vida, fez uma despedida que pode servir de exemplo para outras plataformas.

O anúncio em 29 de setembro do ano passado de que o serviço seria encerrado foi provavelmente o pior momento dos seus últimos dias. Coube ao vice-presidente e gerente-geral do Stadia, Phil Harrison, dar a má notícia para o público, pegando muitos usuários e desenvolvedores desprevenidos.

Já pensando nos efeitos negativos do anúncio, o Google revelou logo de cara medidas para recompensar seus clientes. Os assinantes do serviço receberam a promessa de que teriam de volta tudo o que gastaram em jogos e hardwares (no caso, o joystick opcional do Stadia), além dos valores despendidos em títulos em pré-venda e com assinaturas que acabavam após o fim do serviço —só o valor pago pela assinatura no período de funcionamento não será devolvido.

Espectadores aguardam apresentação sobre o Stadia na GDC (Gaming Developers Conference) de 2019, em San Francisco
Espectadores aguardam apresentação sobre o Stadia na GDC (Gaming Developers Conference) de 2019, em San Francisco - Stephen Lam - 19.mar.19/Reuters

A situação dos desenvolvedores com lançamentos previstos para a plataforma, no entanto, era mais obscura. Havia indicações de que eles poderiam recuperar pelo menos parte do investimento, o que realmente aconteceu, mas muitos ainda dizem ter saído no prejuízo.

"Com o fim do Stadia, o Google ofereceu alguma compensação para a gente, mas nada que superasse o lançamento na plataforma", afirmou Brandon Sheffield, diretor criativo da Necrosoft, ao site Axios. O lançamento da versão para Stadia do seu último game, "Hyper Gunsport", era previsto para novembro de 2022 e, segundo ele relatou ao site The Verge, a empresa contava com a receita do serviço para pagar os custos da produção do game.

Os reembolsos, porém, não resolviam todos os problemas. Os usuários do Stadia ainda corriam o risco de perder centenas de horas de progresso em seus jogos. Esse problema foi solucionado com a ajuda de desenvolvedoras como CD Projekt Red (de "Cyberpunk 2007"), IO Interactive (da série "Hitman") e Ubisoft (da franquia "Assassin’s Creed"), que encontraram soluções tecnológicas para que os jogadores pudessem transferir o progresso em seus jogos para versões dos seus games em outras plataformas. A Ubisoft foi além e também liberou gratuitamente para os jogadores versões para PC dos games comprados por eles no Stadia.

Desenvolvedoras que haviam lançado games exclusivos para o serviço também se movimentaram para levar seus jogos em outras plataformas, impedindo que eles ficassem perdidos para sempre. Os responsáveis por jogos como "Hello Engineer" e "Gylt", por exemplo, já anunciaram que lançarão novas versões de seus games neste ano.

Mas há exceções. A Splash Damage, do jogo de combate multiplayer gratuito "Outcasters", afirmou em sua conta no Twitter que não tem planos de adaptar o game para outras plataformas, o que o torna uma espécie de "jogo perdido", inacessível e destinado a ser apagado da história dos jogos eletrônicos.

Como últimos suspiros do Stadia, o Google preparou duas surpresas para seus assinantes. A empresa disponibilizou uma atualização para seu joystick que permite que ele seja utilizado como um controle bluetooth comum e lançou "Worm Game" como jogo de despedida da plataforma.

O título gratuito, na verdade, é uma cópia do famoso "jogo da cobrinha", usado por funcionários do Google no início do desenvolvimento do serviço para testar suas funcionalidades. Nos créditos do game, são mostrados todos os profissionais que trabalharam na plataforma e uma mensagem final: "Obrigado por jogar com a gente".


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Escape Academy

(PC, Xbox One/X/S, PS 4/5)

Jogos com multiplayer local parecem uma coisa antiga perto dos multiplayers modernos, em que os jogadores enfrentam dezenas de adversários simultaneamente. Mas há algo de especial em dividir o sofá com alguém que você gosta para uma sessão de videogame. Lançado em julho do ano passado, "Escape Academy" é um dos títulos que permite isso. O game é um simulador de "salas de escape" em que duas pessoas podem jogar simultaneamente, se dividindo para desvendar os ótimos quebra-cabeças presentes em cada fase. O game (disponível no Xbox Game Pass) conta ainda com um modo história para um jogador e multiplayer online para quem não pode estar perto do seu companheiro de jogatina.

Imagem do jogo 'Escape Academy'
Imagem do jogo 'Escape Academy' - Divulgação

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • O Parlamento Europeu aprovou na última quarta-feira (18) um relatório com pedidos para que a Comissão Europeia adote medidas contra uma série de práticas que eles consideram danosas para os consumidores de videogames —em especial crianças. Entre elas estão a venda de "loot boxes", dificuldade para cancelar assinaturas e ausência de informações sobre microtransações.
  • A Comissão Europeia deve enviar nas próximas semanas um alerta à Microsoft listando pontos que considera preocupantes sobre a aquisição da Activision Blizzard, afirmou a agência Reuters. A objeção das autoridades europeias ao negócio pode se somar ao processo do FTC nos EUA como mais um obstáculo para a conclusão do negócio.
  • Uma onda de demissões atingiu grandes empresas de games na última semana. Os estúdios Bethesda (da série "The Elder Scroll") e "343 Industries" (de "Halo") foram alguns dos atingidos pela demissão de 10 mil pessoas anunciada pela Microsoft. A desenvolvedora de engine Unity dispensará 284 pessoas, segundo o The Wall Street Journal. Já a Riot ("League of Legends") anunciou que deixará de contar com 46 funcionários por uma "mudança estratégica", de acordo com o site Rock Paper Shotgun.
  • Apesar de analistas considerarem que o Switch já está alcançando o fim de seu ciclo de vida, a Nintendo está tomando medidas para acelerar a fabricação do console. Segundo a Bloomberg, a empresa espera por um aumento nas vendas com o fim da escassez de chips e o lançamento de "The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom" em maio.
  • "Call of Duty: Modern Warfare 2" foi o jogo de PC e consoles mais vendido de 2022 nos EUA segundo o NPD Group, empresa que faz monitoramento do mercado americano. "Elden Ring", "Madden NFL 23", "God of War Ragnarök" e "Lego Star Wars: The Skywalker Saga" completam o top cinco da lista (o número de cópias vendidas não é revelado pelo grupo).
  • A Housemarque, desenvolvedora de "Returnal", afirmou que seu roguelike, até agora exclusivo para o PlayStation 5, será lançado para PCs em 15 de fevereiro. O game estará à venda nas lojas virtuais Steam e Epic.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

24.jan

"Forspoken": R$ 349,90 (PC, PS 5)

"Risen 1": preço não disponível (Xbox One, PS 4)

26.jan

"Devolver Tumble Time": grátis (iOS, Android)

27.jan

"Dead Space (Remake)": R$ 249 (PC), R$ 339 (Xbox X/S, PS 5)

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