Descrição de chapéu internet

Projeto quer levar internet para a Lua

Projeto da Nokia, em parceria com a Nasa, fará teste para montar base espacial por lá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barcelona

Um projeto da Nokia, em parceria com a Nasa, desenvolveu uma forma de conectar a Lua a uma rede 4G.

A empreitada foi apresentada no estande da empresa no Mobile World Congress, um dos principais eventos de tecnologia do mundo, focado em telecomunicações, que aconteceu nesta semana em Barcelona.

Ilustração mostra o robô em primeiro plano. Ele é pequeno e tem esteiras no lugar de rodas, e forma de uma caixa com antena superior. Há desenhos indicando ondas ao lado da antena. Ao fundo, um aparato metálico está sobre o solo lunar. A Terra é vista ao fundo.
Ilustração demonstra veículo explorador próximo a estação de conexão 4G - Reprodução/Nokia

O dispositivo desenvolvido pela finlandesa deve ser lançado para o espaço neste ano, ainda sem data, para começar os testes da rede celular.

Inicialmente, o equipamento conectará astromóveis (veículos exploradores) por alguns dias. No futuro, a ideia é que isso sirva para conectar futuras bases de explorações instaladas na Lua.

O equipamento deve ser capaz de tanto criar a rede por lá, quanto se ligar novamente à Terra por satélite.

Wilson Cardoso, diretor de tecnologia da Nokia para a América Latina e uma das pessoas que ajudou a definir as especificações técnicas do projeto, diz que o equipamento se comportou bem em ambiente simulado. "Lá, é outra história. São temperaturas muito extremas que não temos como reproduzir aqui", diz.

Outro desafio é lidar com o solo lunar. Ele não permite fazer aterramento e, por isso, os aparelhos queimam. O teste permitirá ver se a alternativa desenvolvida sobrevive.

Fazer esse equipamento mais robusto, diz Cardoso, pode também ser útil para desenvolver produtos que aguentem condições mais extremas na Terra.

A escolha pelo 4G, num momento em que o 5G já é realidade, deu-se pela duração do projeto. Cardoso explica que a empreitada começou ainda em 2012, quando a quarta geração da internet móvel predominava.

Jornalista viajou a convite da Huawei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.