Carteira do Google passa a incluir passagens de Metrô e CPTM em SP

Passageiros poderão comprar e armazenar QR Codes da plataforma Top na carteira digital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Google adicionou à sua carteira digital a possibilidade de comprar e guardar bilhetes do metrô da cidade de São Paulo e da CPTM, segundo anúncio desta quarta-feira (1º). As passagens funcionam via QR Codes da plataforma Top legíveis pelas catracas e podem ser compradas sem fila.

O novo recurso está disponível apenas para donos de celular Android e é oferecido em parceria com a empresa de mobilidade urbana Autopass —desenvolvedora do sistema Top, que inclui cartão válido no transporte rodoviário de 43 municípios paulistas e aplicativo para acesso ao transporte sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo.

Na Carteira do Google, cada passageiro poderá comprar até dez bilhetes por vez.

Tela de celular apresenta QR Code do sistema Top, adquirido via Carteira do Google
Tela de celular apresenta QR Code do sistema Top, adquirido via Carteira do Google - Reprodução/Google

O pagamento pela passagem fica disponível sem custo adicional via sistema de pagamento do Google, por cartões de crédito ou débito. Após encerrar a compra, o bilhete QR Code estará disponível na tela inicial da Carteira do Google. O passageiro, então, precisará apenas aproximar ao visor da catraca a tela do smartphone com o código, aguardar a verificação e seguir viagem.

O Google também permite que usuários dos metrôs de Rio de Janeiro e Brasília comprem passagens com a carteira digital. A experiência paulistana, no entanto, é a primeira a garantir a aquisição e armazenamento do bilhete dentro do aplicativo.

Segundo a líder de estratégia e operações para pagamentos do Google Brasil, Natacha Litvinov, a nova seção de bilhetes de transporte é uma maneira rápida e fácil de comprar passagens e guardá-las em um só lugar. "Nosso objetivo é facilitar cada vez mais o dia a dia das pessoas, para que passem menos tempo em filas e tenham mais tempo para si".

COMO COMPRAR BILHETE COM APP DO GOOGLE

Basta acessar a Carteira do Google (disponível para usuários de Android na Play Store) e tocar na opção ‘Adicionar à Carteira’, localizada no canto inferior direito da tela inicial. Depois, é preciso selecionar o item ‘Cartão de transporte público’ e, em seguida, o passageiro encontrará a opção de compra de bilhetes por cidade.

Ao selecionar São Paulo, caracterizada pelo logo da plataforma Top, o usuário é redirecionado para uma página de internet que pede as informações da compra. Após preencher todos os campos, o site apresenta a opção de pagamento via Google Pay, com cartão de crédito ou débito.

Segundo o Google, seu aplicativo de pagamentos permite guardar cartões de crédito e débito de diferentes emissores, incluindo Bradesco, Itaú, Nubank, e comprovantes de vacinação. Além disso, é possível salvar ingressos para eventos comprados por meio de plataformas como Sympla e Ingresso.com e cartões de embarque da Gol e Latam.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.