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Sucesso fez remake de 'Angry Birds' ser retirado de lojas de aplicativo Android

Empresa muda nome do jogo nos dispositivos da Apple, exceto no Brasil

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São Paulo

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Muitos motivos podem levar um jogo a ser retirado das lojas, mas, pelo menos até agora, fazer sucesso demais não parecia ser um deles.

A Rovio retirou no fim de fevereiro um remake de "Angry Birds", jogo inaugural de sua franquia de maior sucesso, da loja de aplicativos para dispositivos Android. Além disso, a empresa afirmou que mudaria o nome de "Rovio Classics: Angry Birds" na loja da Apple para "Red's First Flight" --na loja brasileira, o jogo continua com o mesmo nome.

O game foi lançado pela empresa em março do ano passado, atendendo a um antigo pedido dos fãs para relançar um dos primeiros grandes sucessos do mercado de jogos mobile. A versão original do game --lançada em 2009, apenas dois anos depois do primeiro iPhone-- havia sido excluída das lojas há alguns anos devido à incompatibilidade com novos dispositivos móveis.

O título recebeu o mesmo preço do seu lançamento original nos EUA --US$ 0,99 (no Brasil, o jogo custa R$ 4,90)-- e, tal qual os jogos pagos nos primórdios das lojas de aplicativos para smartphones, não conta com sistemas modernos de monetização como anúncios ou microtransações.

Imagem do jogo 'Rovio Classics: Angry Birds', da Rovio
Imagem do jogo 'Rovio Classics: Angry Birds', da Rovio - Reprodução

Mesmo com essas características "antiquadas" --e talvez até por causa delas--, o game é um sucesso de vendas e ocupa atualmente o topo da lista de jogos de quebra-cabeça mais baixados na loja da Apple.

Até por isso, quando a Rovio anunciou no Twitter que estava tomando medidas para, na prática, boicotar seu próprio jogo, fãs e especialistas levantaram a possibilidade de o novo game estar canibalizando os ganhos da empresa com seus títulos mais modernos. Esses sim jogos "live service" gratuitos, que se sustentam à base de microtransações que podem custar centenas de reais.

A Rovio, no entanto, nega que esse tenha sido o motivo das suas ações. Ben Mattes, executivo responsável pela estratégia da Rovio para os títulos da franquia "Angry Birds", afirmou ao site Axios que as mudanças tinham como objetivo melhorar o ranqueamento dos outros games da série nas lojas de aplicativos.

A empresa acredita que jogadores casuais que procuravam os games gratuitos acabavam encontrando o título pago ao digitar "Angry Birds" no campo de busca. Com isso, desistiam de baixar qualquer um dos jogos. "Nós gastamos os últimos 10 ou 11 meses tentando resolver esse problema", afirmou Mattes.

Ele disse que a empresa buscou outras alternativas, como utilizar outra formulação no nome do jogo e alterar seus metadados para que ele não aparecesse com tanto destaque nas buscas, mas essas medidas não surtiram o efeito que eles esperavam. Com isso, a Rovio optou por uma medida mais drástica.

Se a estratégia funcionar, a empresa não descarta retirar o game também da loja da Apple. Por outro lado, caso a tese da empresa se mostre equivocada, o jogo ainda pode voltar a ser disponibilizado para os dispositivos Android, diz o executivo.


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Esquadrão 51 contra os Discos Voadores

(PC e Switch)

Desenvolvido pelo estúdio Loomiarts, de São Leopoldo (RS), "Esquadrão 51 contra os Discos Voadores" oferece aos jogadores uma experiência de "shoot 'em up" divertida e emocionante, além de se destacar por sua estética única. O game tem visual inspirado em filmes clássicos de ficção científica dos anos 1950, como "O Dia em que a Terra Parou" (1951), e apresenta "cutscenes" com atores reais, dando ao jogador a sensação de estar controlando os personagens de um filme em preto e branco. É um título diferente de tudo o que você já jogou demonstra a criatividade dos desenvolvedores nacionais. O jogo está disponível para PC e foi lançado na última semana para o Switch.

O repórter recebeu uma cópia gratuita do jogo para teste.

Imagem do jogo brasileiro 'Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores'
Imagem do jogo brasileiro 'Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores' - Divulgação

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • Os gastos com games para PC e console caíram 2,2% de 2021 para 2022, chegando ao patamar de US$ 92,3 bilhões (R$ 487,2 bilhões) no ano passado, afirmou a consultoria Newzoo. Em seu relatório anual sobre o mercado de games, a empresa apontou ainda uma queda de 23% no tempo médio que os usuários passam jogando nas plataformas Steam, Xbox e PlayStation.
  • A consultoria afirma que as quedas já eram esperadas e, na realidade, colocam o mercado em um patamar mais realista após o grande crescimento observado durante a pandemia de Covid-19. Além disso, prevê uma expansão do mercado de consoles em 2023 e 2024 com o fim das crises internacionais de logística e de escassez de chips semicondutores.

  • A Roblox perdeu cerca de US$ 150 milhões (R$ 790,6 milhões) com a quebra do Silicon Valley Bank, na última semana. A empresa afirmou que o valor representa cerca de 5% de seu saldo total em caixa e que isso não afetará suas operações diárias. O valor perdido deverá ser ressarcido pelo governo americano.

  • A GSC Game World, desenvolvedora ucraniana do jogo "S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart Of Chernobyl", afirmou em mensagem no Twitter que a conta de um de seus funcionários foi hackeada por uma "comunidade de uma rede social russa" e que as informações roubadas estão sendo usadas em chantagens e tentativas de intimidação. A empresa pede que seus fãs não deem atenção a materiais vazados de seu jogo.

  • Uma delegação de 43 estúdios brasileiros estará presente na GDC (Game Developers Conference), um dos principais eventos de desenvolvedores de jogos do mundo, que acontece entre os dias 20 e 24 de março em San Francisco. A participação das desenvolvedoras é promovida pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).
  • A Microsoft confirmou que não terá presença física na E3 deste ano, seguindo os passos de outras grandes empresas do setor de jogos eletrônicos como PlayStation e Nintendo. A empresa afirmou ao site IGN, porém, que fará um evento virtual exibindo alguns de seus jogos em 11 de junho, na edição online da feira.
  • A Atari adquiriu os direitos de 12 jogos desenvolvidos pela Stern Eletronics, fabricante de máquinas de arcade dos anos 1980. Segundo a empresa, sua ideia é criar versões atualizadas dos jogos e expandir a distribuição de games clássicos da empresa.


Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

21.mar

"Tchia": preço não disponível* (PC, PS 4/5)

"The Walking Dead: Saints & Sinners - Chapter 2: Retribution": R$ 214,90 (PS VR2)

"Remnant: From The Ashes": R$ 221,95 (Switch)

22.mar

"Have a Nice Death": R$ 61,99 (Switch)

23.mar

"Atelier Ryza 3: Alchemist of the End & the Secret Key": R$ 299,90 (PS 4/5), R$ 349 (Switch)

"Storyteller": R$ 59,99 (Switch), preço não disponível (PC)

24.mar

"Resident Evil 4 remake": R$ 249 (PC), R$ 259 (PS 4/5, Xbox X/S)

*Disponível no PlayStation Plus Extra

Promoção da semana

  • A Steam começou sua tradicional promoção de primavera (ou de outono para os brasileiros). São centenas de jogos para PC com até 90% de desconto, incluindo "Fifa 23" por R$ 149,50 (-50%), "Sekiro: Shadows Die Twice" por R$ 99,95 (-50%) e "Battlefield 2042" por R$ 74,70 (-70%). As ofertas vão até a próxima quinta-feira (23).

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