Descrição de chapéu Obituário Lance Reddick (1962 - 2023)

Morre Lance Reddick, ator de 'John Wick', 'The Wire' e 'Fringe', aos 60 anos

Ator marcou cinema e TV com papéis secundários, impondo presença de muita gravidade independente do personagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Lance Reddick morreu nesta sexta-feira aos 60 anos. Ele foi encontrado morto em casa pela polícia, que confirmou a informação ao site americano TMZ. Um representante do artista também confirmou a informação à imprensa. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Reddick era conhecido pelos diversos papéis coadjuvantes que fez no cinema e na televisão. O mais recente foi na franquia "John Wick", no qual interpretou o papel do concierge do hotel Continental em todos os filmes —incluindo o mais recente, "Baba Yaga", que está para estrear nos cinemas e no qual ele vinha trabalhando na divulgação.

Ator Lance Reddick durante o painel da série “Fringe” na Comic Con de San Diego (EUA), em 2010
Ator Lance Reddick durante a Comic-Con de San Diego de 2010 - Divulgação/24.jul.2010/Gage Skidmore

Reddick também ficou conhecido pela participação nas séries "Fringe", "Lost" e "The Wire", que marcaram a história da televisão americana. Em todos eles, sua figura alta se impunha, fosse como tenente da polícia ou agente da segurança nacional dos Estados Unidos.

Nascido na cidade de Baltimore, ele inicialmente estudou música na Universidade de Rochester, em Nova York, antes de decidir ser ator. Formado em artes cênicas na Universidade Yale, o ator faria os primeiros papéis apenas em meados dos anos 1990, quando tinha quase 30 anos de idade.

Seu primeiro trabalho de destaque na carreira foi com "The Wire", ainda que já tivesse marcado presença em produções relevantes como as séries "Oz" e "Lei e Ordem" e os filmes "Nova York Sitiada", de 1998, e "África dos Meus Sonhos", de 2000.

Como Cedric Daniels, policial honesto que ascende na hierarquia das forças de Baltimore ao longo das temporadas do programa criado por David Simon e George Pelecanos, seu nome ganharia relevância no disputado mercado da TV americana.

Lance Reddick ainda marcou o imaginário de séries dos anos 2000 com "Lost" e "Fringe", ambas produzidas por J.J. Abrams. Na primeira, ele quase ficou com o papel de Mr. Eko, o qual teve de recusar por causa das extensas filmagens em "The Wire", mas acabaria fazendo no seriado o misterioso Matthew Abaddon.

O agente foi outra prova do magnetismo da sua presença enquanto ator. Visto em apenas quatro episódios, ele virou discussão entre os fãs da série por influenciar eventos importantes da história enigmática escrita por Damon Lindelof e Carlton Cuse.

Já em "Fringe", ele pôde exercer com profundidade o papel de Phillip Broyles, agente responsável pela divisão do FBI que investigava eventos envolvendo ciência especulativa. Foram quatro temporadas como parte do elenco principal e uma, a última, como um papel recorrente.

O ator passou a dedicar sua trajetória ao cinema a partir de 2013, quando participou de "O Ataque". Sua figura se tornaria interessante para o suspense, com destaque em produções independentes como "O Hóspede" e "Faults", de 2014. Ele também viraria peça de blockbusters do porte de "Invasão ao Serviço Secreto", de 2019, e "Godzilla vs. Kong", de 2021, e serviria uma figura coadjuvante discreta em "Uma Noite em Miami", de 2020.

Ele também se destacou nos games com a franquia "Horizon Zero Dawn", dublando a voz do misterioso Sylens que auxilia a protagonista Aloy.

Mas foi na franquia "John Wick" que Reddick atingiu o máximo potencial de sua presença. O ator brilhou como o concierge Charon, que acolhe e ajuda o protagonista em sua vingança contra o sistema, dando corpo a um papel que exigia presença e gravidade. Durante quatro filmes repletos de pose e muita briga, sua figura pairava de maneira dominante, um homem de razão que sabia como auxiliar os outros.

Lance Reddick deixa a mulher, Stephanie Reddick, e dois filhos, Yvonne e Christopher.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.