Descrição de chapéu Games tecnologia

Chapéu gigante e torradeira viram controles alternativos para games

Jogos que utilizam objetos peculiares como controle estiveram em exposição na GDC

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São Paulo

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Você provavelmente já viu um controle de videogame antes. Alguns botões de um lado, teclas direcionais e alavanca analógica do outro, talvez alguns gatilhos na parte de cima… Mas por que se limitar a isso? É com essa dúvida na cabeça que alguns desenvolvedores trabalham, buscando formas mais criativas e inusitadas de interagir com computadores.

A exposição alt.ctrl.GDC, realizada em conjunto com a GDC (Convenção de Desenvolvedores de Games), em San Francisco, mostrou alguns exemplos de games que usam controles alternativos, como uma torradeira ou um chapéu gigante. Conheça alguns deles:

Haber Dasher

Desenvolvido por Erin Truesdell, doutoranda em mídia digital no Instituto de Tecnologia da Geórgia, "Haber Dasher" esconde, por trás de sua premissa inusitada e jogabilidade maluca, uma interessante experiência cooperativa.

Nesse game, dois jogadores precisam usar um chapéu gigante ao mesmo tempo e, através dele, controlar um alien disfarçado. O objetivo é cumprir tarefas como pegar uma maleta e um café e chegar ao trabalho no menor tempo possível, demanda coordenação e comunicação.

Gilliam's Great Escape

"Gilliam's Great Escape" é um jogo de minigolfe. Só que, ao invés de o objetivo ser jogar uma bolinha no buraco, o jogador precisa jogar um peixe numa pia gigante. Para isso, ele controla uma torradeira. Talvez o fato do controle ser uma torradeira seja a parte menos estranha disso tudo.

O termômetro da torradeira controla a direção. A força da tacada, ou melhor, do disparo do peixe, é definida pelo quanto o jogador puxa a alavanca do eletrodoméstico. Ao soltar a alavanca, o peixe é disparado. Apesar de inusitado, o controle é bem intuitivo e funciona surpreendentemente bem para o que o jogo propõe.

Paper Glider

Quem nunca abriu os braços e saiu correndo quando era criança imitando um avião em pleno voo? Através de um sistema de cabos, pesos e roldanas, "Paper Glider" conseguiu na GDC reavivar essa tenra memória infantil em muitos marmanjos por aí (e eu me incluo nessa).

No game, o jogador precisa levantar os braços para segurar duas manoplas que movimentam as cordas presas em uma estrutura de PVC. Imitando um planador, o jogador controla um aviãozinho de papel e precisa desviar de uma série de obstáculos para chegar ao fim do percurso.

Para completar essa viagem no tempo, os gráficos em estilo de cartoon remetem à infância e ajudam a criar uma experiência ainda mais imersiva.

Stump'd!

Esse jogo, criado por quatro estudantes de design de games do Sheridan College, no Canadá, coloca o jogador no lugar de um lenhador que precisa cortar tocos de madeira enquanto é atrapalhado por um guaxinim maluco.

Os controles são simples em "Stump’d!". O jogador segura um machado de brinquedo e precisa bater em um objeto simulando um toco para dar o comando de cortar a madeira. Quando o guaxinim aparece, o jogador precisa acionar um pedal, que joga o bicho para longe.

Parece simples, mas ao longo do game as coisas se complicam. São necessárias muita atenção e coordenação motora para não se embananar e acertar o pobre guaxinim.

Grocery Trip

Se você já era vivo nos anos 1990, deve se lembrar do programa Supermarket. Nesse game show, casais competiam em um estúdio que simulava um supermercado para ver quem era mais rápido para fazer compras.

No jogo cooperativo "Grocery Trip", você experimenta uma sensação similar. A diferença é que nele, enquanto um jogador dirige o carrinho de compras, o outro fica dentro dele, pegando os produtos e socando clientes que atrapalham o caminho. Quem nunca.

Two By 4 Racing

Nesse game de corrida cooperativo, dois jogadores controlam simultaneamente um carrinho. Utilizando rodas de bicicleta, um deles fica responsável por controlar a direção e o outro a velocidade.

Parece simples, mas "Two By 4 Racing" não é tão fácil assim. O jogador que controla a velocidade fica de costas para onde o carrinho está indo e pode, quando desejar, assumir o volante, trocando de posição com o outro jogador. Além disso, é necessário desviar de indefesas vaquinhas espalhadas pelo cenário para não ser atacado por um touro bravo no meio da corrida.


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Word Solitaire

(PC, navegadores)

Antes de "Wordle" ganhar o mundo, "Paciência" era um dos jogos mais usados como passatempo. "Word Solitaire", desenvolvido pelo finlandês Petri Purho, é a mistura perfeita desses dois mundos. Nele, o jogador precisa usar cartas com letras para formar palavras de cinco letras. O objetivo é limpar a mesa. Pena que por enquanto só existe uma versão em inglês.

Imagem do jogo 'Word Solitaire'
Imagem do jogo 'Word Solitaire' - Reprodução

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Arábia Saudita pretende investir US$ 38 bilhões (R$ 191 bilhões) para transformar o país em um centro de desenvolvimento do games. O desejo foi revelado em entrevista à Bloomberg por Brian Ward, CEO do Savvy Games Group --responsável por gerir os investimentos sauditas nas áreas de games e esports.
  • A primeira compra aconteceu já na semana passada. A Scopely, desenvolvedora de títulos como "Marvel Strike Force" e "Stumble Guys" anunciou no último dia 5 que foi comprada pelo Savvy Games Group por US$ 4,9 bilhões (R$ 24,9 bilhões).
  • A Asus revelou no Twitter que irá lançar um computador gamer portátil para competir com o Steam Deck. O aparelho se chamará ROG Ally, rodará com Windows 11 e será compatível com Xbox Game Pass. Ainda não há data de lançamento nem preço sugerido.
  • O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma ação civil contra a Activision Blizzard devido ao teto salarial criado pela empresa para jogadores de suas ligas profissionais de "Overwatch" e "Call of Duty", afirmou o site Gamesindustry.biz. A empresa diz que a medida foi tomada para manter a competitividade entre as equipes.
  • A prática de colocar teto salarial em ligas esportivas é comum nos EUA. A diferença da medida da Activision Blizzard para ligas como a NBA, por exemplo, é que esses mecanismos foram acordados com associações de jogadores, e não imposto pela empresa controladora do campeonato.
  • A Sega levou um pouco a sério demais as brincadeiras de 1º de Abril e lançou o game gratuito para PCs "The Murder of Sonic the Hedgehog", uma aventura narrativa em que o jogador precisa desvendar o mistério de quem matou o ouriço azul.
  • O curso gratuito de desenvolvimento de games da Escola Criar Jogos está com inscrições abertas em seu site até 20 de abril. As aulas são realizadas a distância por dois meses e meio e voltadas a alunos da rede pública, mas demais interessados na faixa dos 12 aos 29 anos também podem participar. A iniciativa é da produtora Burburinho Cultural.
  • Os ingressos para o Brasil Game Show deste ano, um dos principais eventos de games do país, começarão a ser vendidos em 20 de abril. O lote inicial terá preço promocional, a partir de R$ 99. O evento acontecerá de 11 a 15 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo.
  • A Microsoft divulgou os jogos que serão disponibilizados no seu serviço de assinatura de games, Xbox Game Pass, em abril. Além de "Loop Hero", "Goat Simulator" e "Everspace 2", já disponíveis, devem chegar à plataforma "Ghostwire: Tokyo" (dia 12), "NHL 23" (dia 13) e "Minecraft Legends" (dia 18).
  • A Naughty Dog reconheceu problemas técnicos na versão de "The Last of Us Part 1" lançada no último dia 28 para PCs. Em mensagem no Twitter, a desenvolvedora afirmou que está trabalhando em uma série de correções para que o jogo funcione melhor.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

11.abr

"Tron: Identity": preço não disponível (Switch, PC)

12.abr

"Wildfrost": R$ 59,99 (Switch), preço não disponível (PC)

"Murderous Muses": preço não disponível (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S)

14.abr

"Mega Man Battle Network Legacy Collection": R$ 199,90 (PC), R$ 259,50 (Switch, PS 4)

O jornalista viajou a convite da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos)

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