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Lançamento de 'Zelda: Tears of the Kingdom' dá fôlego final ao Nintendo Switch

Console entra em seu sétimo ano de vida comercial com desaceleração nas vendas

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São Paulo

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"The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom", lançado na última sexta-feira (12), chega para dar um último suspiro ao Nintendo Switch, console que entrou em seu sétimo ano de vida em março.

É um evento incontornável no mundo dos videogames um lançamento como esse, de uma das maiores franquias do setor. A Nintendo aproveita dessa força, rara em um mercado cheio de fenômenos efêmeros —e divergências entre público e crítica— para estender a vida útil de um de seus consoles mais bem sucedidos.

Consumidor olha produtos da Nintendo na semana de lançamento de "Tears of the Kingdom", em Tóquio - Philip Fong - 7.mai.2023/AFP

Os últimos jogos da franquia, sem contar remakes e remasterizações, foram "Breath of the Wild" (2017), "Skyward Sword" (2011) e "Twilight Princess" (2006).

O intervalo entre eles se aproxima da própria vida útil dos consoles para os quais foram lançados. "Twilight Princess" concluiu a vida comercial do GameCube e deu um impulso ao lançamento do Wii. "Skyward Sword" saiu um ano antes do lançamento do Wii U. "Breath of the Wild" marcou o fim da era do Wii U e o início da era Switch.

O aparelho mais novo seguiu a tendência do mercado de videogames durante a pandemia e viu suas vendas crescerem. No período entre 2020 e 2021, chegaram a 28,8 milhões, seguidas de uma queda para 23 milhões no regime seguinte (2021 a 2022).

O Switch ainda se tornou, em 2022, o segundo mais vendido da história da Nintendo, o que não é pouca coisa.

Os consoles mais vendidos da Nintendo:

  1. Nintendo DS

    154 milhões

  2. Nintendo Switch

    125,6 milhões

  3. GameBoy

    118,6 milhões

  4. Wii

    101,6 milhões

  5. GameBoy Advance

    81,5 milhões

  6. Nintendo 3DS

    75,9 milhões

No último ano fiscal (de maio de 2022 a abril de 2023), o Switch vendeu 17,9 milhões de unidades. A Nintendo projeta ainda vender mais 15 milhões de unidades do produto até o final de março de 2024, uma queda anual de 17% no que seria o terceiro ano consecutivo de desaceleração.

A empresa reconhece a queda da demanda, agora no sétimo ano de vida do dispositivo, mesmo após a redução dos gargalos nas cadeias de suprimentos globais e o lançamento de "Tears of the Kingdom". Apesar disso, demonstra um otimismo, após atingir a marca de 100 milhões de jogadores.

O dado consta no relatório fiscal da empresa divulgado na última terça-feira (9). O lucro operacional caiu 15% em relação ao ano anterior, para 504,38 bilhões de ienes (US$ 3,73 bilhões, R$ 18,3 bilhões) no período encerrado em março. A companhia prevê que o lucro cairá mais 11%, para 450 bilhões de ienes (US$ 3,32 bilhões), no atual ano fiscal.

"Zelda", contudo, não será o último jogo grande que o Switch vai receber. "Pikmin 4", por exemplo, será lançado em 21 de julho.

Acompanhando "Tears of the Kingdom" a empresa ainda lança edições temáticas da versão OLED do console e do Controle Pro (R$ 2.999 e R$ 429, no Brasil). E, apesar do sucesso de bilheteria de "Super Mario Bros.", ainda não há sinal de novos jogos do encanador.

"O filme aumenta o interesse nos jogos do Mario e tem um efeito positivo nas vendas do videogame e dos jogos de Nintendo Switch a médio e longo prazo. Na verdade, já estamos vendo uma variedade de efeitos positivos", disse Shuntaro Furukawa, presidente-executivo da Nintendo.

Os jogos mais vendidos para Switch

  1. Mario Kart 8 Deluxe

    53,8 milhões

  2. Animal Crossing: New Horizons

    42,2 milhões

  3. Super Smash Bros. Ultimate

    31 milhões

  4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild

    29,8 milhões

  5. Pokémon Sword/Shield

    25,8 milhões

  6. Super Mario Odyssey

    25,7 milhões

Com a desaceleração consecutiva das vendas, a atenção começa a se voltar para um potencial sucessor do Switch.

Em artigo para o site Gameindustry.biz, o pesquisador Rob Fahey diz que o cenário indica que a vida do dispositivo está perto de acabar, apesar do otimismo da Nintendo.

"Acho que as chances são boas de que a Nintendo tenha um novo hardware para anunciar ainda este ano, e a empresa evitou cuidadosamente mencioná-lo até agora precisamente porque não quer prejudicar o lançamento de ‘Tears of the Kingdom’, que pode ganhar uma versão atualizada como título de lançamento para o novo sistema", disse.

"Uma atualização direta para o Switch –mais poderoso, talvez com alguns ajustes de design– é a opção segura que a maioria das pessoas espera e deseja, mas a Nintendo sempre foi mais forte quando ofereceu algo que as pessoas nem imaginavam que queriam".

Para Serkan Toto, fundador da consultoria japonesa Kantan Games, a desaceleração das vendas do Switch ainda não é suficiente para dar lugar a um console novo. "Com base nas projeções, está bastante claro que o lançamento de um 'Switch 2' ou um hardware totalmente novo pode ser descartado neste ano fiscal", disse à agência de notícias Reuters.


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The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

(Nintendo Switch)

A principal dificuldade do jogador em "The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom" é não se perder, mas isso é mais uma bênção do que uma maldição do novo jogo. Com um mapa colossal, o game é pródigo em criar obstáculos e distrações que desviam o jogador do percurso natural, transformando a simples tarefa de ir do ponto A ao B em uma aventura surpreendente e recompensadora. Leia mais na crítica de Tiago Ribas.

Imagem do game 'The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom', para Nintendo Switch
Imagem do game 'The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom', para Nintendo Switch - Reprodução

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • "Silksong", sequência de "Hollow Knight", não será mais lançado no primeiro semestre deste ano. Pelo Twitter, Matthew Griffin, responsável pelo marketing do Team Cherry, disse que o jogo ficou maior do que esperavam, então a desenvolvedora precisa de um tempo a mais "para torná-lo o melhor possível".
  • A Game Freak, produtora por trás dos jogos "Pokémon", anunciou o desenvolvimento de "Project Bloom", jogo de ação e aventura em parceria com o selo Private Division ("The Outer Worlds"), da Take-Two Interactive.
  • A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) iniciou o mapeamento dos estúdios de games do país para a 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games. O formulário para enviar informações está disponível aqui. A pesquisa deve ser divulgada no BIG Festival deste ano.
  • A Asus anunciou o ROG Ally, misto de computador gamer com console portátil similar ao Steam Deck, da Valve. O produto vai estar disponível a partir de 13 de junho nos mercados externos por US$ 599 (cerca de R$ 3.000), na versão Z1, e US$ 699 (cerca de R$ 3.400) na versão Z1 Extreme, de maior desempenho.
  • A Roblox anunciou que a média de usuários ativos do jogo cresceu 22% em relação ao ano anterior. Hoje, são 66,1 milhões, quase o tamanho da população da França.
  • A Amazon Games e a Embracer Group anunciaram nesta segunda (12) o desenvolvimento de um novo jogo online multijogador em massa (MMO) baseado na franquia "O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien. O título está nas fases iniciais da produção.

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games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

16.mai

  • "Humanity": preço não disponível (PC, PS 4/5)

19.mai

  • "Lego 2K Drive": a partir de R$ 349,90 (PC, PS 4/5 , Xbox One/Series S/X, Nintendo Switch)

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