Descrição de chapéu Games tecnologia

Desaparecimento de submarino faz vendas de game dispararem

Iron Lung simula exploração de oceano em lua alienígena; jogadores abusam de humor ácido em fórum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após o submarino da OceanGate Expeditions tripulado por turistas interessados em explorar os destroços do Titanic desaparecer no oceano Atlântico na manhã de domingo (18), a procura pelo jogo indie Iron Lung na loja virtual Steam disparou.

No game, um veículo submersível é usado para explorar o oceano de uma lua alienígena. Os gráficos simples, escuros e granulados mostram à audiência, através da janela, olhos, escamas e ossos de seres extraterrestres.

O número de jogadores online saiu de 18, no domingo, para 101, nesta quinta-feira (22), de acordo com a base de dados da Steam. No Twitter, o criador do game, David Szymanski, lamentou a alta das vendas que triplicaram, de acordo com gráfico divulgado na rede social.

No game Iron Lung, jogadores exploram oceano de lua alienígena repleto de seres estranhos. Imagem mostra painel de controle de sumarino ao lado de escotilha do veículo
No game Iron Lung, jogadores exploram oceano de lua alienígena repleto de seres estranhos. Usuários da Steam comparam situação à desparecimento de submersível nos EUA - Reprodução/Steam

Usuários da Steam também postam, desde segunda, piadas mórbidas sobre o desaparecimento no fórum de Iron Lung. "Desligue o controle Logitech com o jogo em andamento", escreveu um deles em referência ao aparelho usado para guiar o submarino OceanGate.

Szymanski afirma entender o humor ácido por trás do interesse no seu jogo, mas diz que fez Iron Lung imaginando a situação mais assustadora que podia pensar. "Saber que pessoas reais passam por isso agora é horrível, mesmo que a tragédia seja por conta de más decisões delas."

O desenvolvedor anunciou em abril que o jogo independente vai inspirar uma adaptação cinematográfica, na qual ele está envolvido.

Por volta das 7h da manhã desta quinta, a reserva de oxigênio do submarino da OceanGate Expeditions se esgotou, de acordo com estimativas da Guarda Costeira dos EUA. A empresa responsável pelo submarino disse nesta quinta-feira (22) acreditar que as cinco pessoas a bordo do veículo morreram.

A Steam registrou tendência similar durante a pandemia de Covid-19, quando a busca pelo jogo Plague disparou. "O Plague Inc. está no ar há oito anos, e toda vez que há um surto de alguma doença, vemos um aumento de jogadores", afirmou a desenvolvedora Ndemic Creations à BBC, em fevereiro de 2020.

Nesse game, o jogador precisa espalhar uma doença infecciosa e mortal pelo mundo. O usuário pode escolher alastrar um vírus, uma bactéria ou um fungo e preservar a praga de políticas sanitárias nacionais e internacionais. A extinção humana é o objetivo máximo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.