Descrição de chapéu Apple greve

Trabalhadores da Apple entram em greve por melhores condições de trabalho na França

Protesto é realizado no mesmo dia do lançamento do iPhone 15

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | Reuters

Os trabalhadores das lojas da Apple na França começaram nesta sexta-feira (22) uma greve nacional por causa de salários e condições de trabalho, em um protesto destinado a coincidir com o lançamento do iPhone 15.

O movimento é a mais recente dor de cabeça para a gigante da tecnologia na França, depois de ter sido forçada a parar de vender seu modelo iPhone 12 no início deste mês por causa da radiação acima do limite. A Apple contesta as conclusões do órgão de fiscalização francês.

Cerca de 30 funcionários faziam piquetes do lado de fora de uma loja da empresa na região central de Paris, uma das três na capital francesa, a poucos metros de uma fila de cerca de 40 clientes que esperavam na chuva para entrar na loja.

Trabalhadores da Apple protestam e erguem os punhos para pedir melhores condições em Paris. Ao lado dos grevistas, clientes fazem fila para comprar iPhone 15.
Trabalhadores da Apple protestam e pedem melhores condições, enquanto clientes fazem fila para comprar iPhone 15 em Paris, na França - Miguel Medina/AFP

"Ainda somos as pessoas que fazem a riqueza da Apple e, portanto, acho que merecemos um tratamento um pouco mais honroso do que o que nos é dado hoje", disse Anais Durel, 36 anos, que trabalha para a empresa há 10 anos.

Os sindicatos da Apple, incluindo CGT, Unsa, CFDT e Cidre-CFTC, que também planejam fazer greve no sábado (23), pediram um aumento salarial de 7% para compensar a inflação e o fim do congelamento de contratações que já dura meses. A gerência não quis oferecer mais do que um aumento de 4,5%, disseram as autoridades sindicais.

"A inflação ainda é muito ruim. Há muitos funcionários que estão passando por dificuldades", disse Tarek, líder sindical da CGT que não quis dar seu sobrenome.

"O objetivo não é de forma alguma bloquear as vendas do iPhone, o objetivo é realmente conscientizar as pessoas sobre essa situação", acrescentou.

Os funcionários de uma loja da empresa em Barcelona, onde cerca de 250 pessoas formavam uma fila para entrar na unidade na manhã desta sexta-feira, estavam prontos para se juntar aos colegas na França para protestar contra as condições de trabalho.

Cerca de 20 trabalhadores montarão um piquete informativo do lado de fora da loja, no centro de Barcelona, ao meio-dia, disse Pablo Paredes, líder do sindicato CNT Apple, à Reuters.

Paredes afirmou que o objetivo dos trabalhadores é destacar as más condições de trabalho, incluindo contratos que não os compensam por trabalhar nos finais de semana ou à noite.

"Estamos conversando desde agosto com nossos colegas em greve na França. Na Espanha, ao contrário deles, nem todos os sindicatos concordaram em fazer greve", disse Paredes.

Manuel Ausloos, Louise Dalmasso, Abdul Saboor, Horaci Garcia, Corina Pons e Charlottte Van Campenhout

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.