Descrição de chapéu tecnologia internet

EUA identificam IA como um risco para o sistema financeiro

Conselho presidido por secretária do Tesouro dos EUA pede regulamentação rápida do recurso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

Autoridades dos Estados Unidos identificaram pela primeira vez o uso da inteligência artificial (IA) como uma vulnerabilidade do sistema financeiro, segundo um relatório publicado nessa quinta-feira (14).

É necessário acompanhar "a rápida evolução da IA, incluída a IA generativa, para assegurar que as estruturas de supervisão acompanhem ou se antecipem aos riscos emergentes do sistema financeiro", diz o informe anual do Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira (FSOC, na sigla em inglês).

Arte mostra braço ao lado de painel escrito inteligência artificial
Conselho dos EUA pede regulamentação da inteligência artificial para evitar riscos eminentes ao mercado financeiro - Dado Ruvic/Reuters

Os programas de IA generativa podem produzir rapidamente textos, imagens e áudios a partir de comandos simples.

"Na medida em que as instituições financeiras sigam avaliando e adotando tecnologias inovadoras, a adoção da IA pode acelerar", declarou a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, que preside o conselho.

Ela acrescentou que "apoiar a inovação responsável neste âmbito pode permitir ao sistema financeiro colher benefícios como uma maior eficiência, mas também há princípios e normas para a gestão de riscos que devem ser aplicados".

O FSOC foi criado na esteira da crise financeira mundial de 2008 e, entre os seus membros, estão os presidentes do Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) e também da Comissão do Mercado de Valores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.