Google demite centenas de funcionários em diferentes setores

Empresa anuncia cortes nas equipes de assistente de voz, hardware e engenharia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gursimran Mehar Jyoti Narayan
Reuters

O Google anunciou nessa quarta-feira (10) que demitiu centenas de funcionários em várias equipes. Entre os demitidos estão os co-fundadores da Fitbit, James Park e Eric Friedman, como parte do plano de corte de custos.

A gigante da tecnologia disse que vai demitir centenas de pessoas em sua unidade de assistente de voz, enquanto algumas centenas de funções estão sendo eliminadas na equipe de hardware responsável pelo Pixel, Nest e Fitbit, e a maioria das pessoas na equipe de realidade aumentada está sendo dispensada.

Centenas de funções na equipe central de engenharia da gigante das buscas também estão sendo afetadas, informou a empresa.

Logo do Google é visto em estande na CES Las Vegas, nos Estados Unidos
Google anuncia centenas de demissões em diversas áreas da empresa - Steve Marcus/Reuters

O Google comprou a empresa de monitoramento de saúde e condicionamento físico Fitbit por US$ 2,1 bilhões em 2021, mas continuou a lançar novas versões de seu Pixel Watch, um produto que concorre com alguns dos dispositivos da Fitbit e também com o Apple Watch.

"Durante o segundo semestre de 2023, várias de nossas equipes fizeram mudanças para se tornarem mais eficientes e trabalharem melhor, além de alinharem seus recursos às suas maiores prioridades de produto. Algumas equipes continuam a fazer esses tipos de mudanças organizacionais, que incluem algumas eliminações de funções em todo o mundo", disse um porta-voz do Google à Reuters em um comunicado.

O porta-voz não especificou o número de funções que estão sendo afetadas. Não está claro quantas pessoas fazem parte do software Google Assistant e de outras equipes.

A reorganização de determinadas equipes ocorre em um momento em que empresas como a Microsoft e o Google apostam na crescente adoção da tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa após o sucesso do ChatGPT da OpenAI.

No ano passado, o Google anunciou planos para adicionar recursos de IA generativa ao seu assistente virtual. A IA permitiria que o assistente fizesse coisas como ajudar as pessoas a planejar uma viagem ou colocar os emails em dia e, em seguida, fazer perguntas de acompanhamento.

Em janeiro de 2023, a Alphabet anunciou planos para cortar 12 mil, o equivalente a 6% de sua força de trabalho global. Nove meses depois, a companhia tinha 182.381 funcionários em todo o mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.