Descrição de chapéu Apple

Apple lança óculos de realidade mista Vision Pro nos EUA

Equipamento começa a ser vendido por US$ 3.499 (R$ 17.380); evento tem presença de Tim Cook, CEO da empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Francisco (EUA) | AFP

As lojas da Apple nos Estados Unidos começaram a vender, nesta sexta-feira (2), o Vision Pro, óculos de realidade mista que custam US$ 3.499 (R$ 17.380), em seu primeiro grande lançamento desde o Apple Watch, há nove anos.

A chegada do Vision Pro é um marco para os amantes da realidade virtual e da realidade aumentada, que veem nessas tecnologias o próximo capítulo da vida na internet depois dos smartphones.

Cliente testa Apple Vision Pro no lançamento do produto nos Estados Unidos
Cliente testa Apple Vision Pro no lançamento do produto nos Estados Unidos - Angela Weiss/AFP

Mas dado seu alto custo, assim como o fraco sucesso de lançamentos similares e mais baratos da Meta, dona do Facebook, as primeiras críticas despertaram dúvidas sobre o Vision Pro mudará as regras do jogo, ao menos por enquanto.

Trata-se de um produto "surpreendente", escreveu o veículo especializado em tecnologia The Verge, embora "também represente uma série de grandes contrapartidas" que são "impossíveis de ignorar".

"(É) um produto impressionante, um que vem sendo desenvolvido há muitos anos e com bilhões de dólares", mas "mesmo depois de testá-lo, ainda não faço ideia para que ou para quem é isso", escreveu, por sua vez, o jornal americano The New York Times.

Os críticos reconhecem, sem dúvidas, um fator "wow", apontando sua qualidade de imagem de vanguarda e o prazer de abrir e fechar aplicativos flutuando no espaço com seus olhos e dedos.

No entanto, o dispositivo é pesado, desalinha o cabelo do usuário e exige uma bateria volumosa, acrescentam.

A Apple considera o Vision Pro como sua primeira incursão na "computação espacial", negando-se a usar o termo "realidade virtual", tipicamente associados aos fãs de tecnologia e gamers.

Tim Cook (dir.), CEO da Apple, conversa com clientes durante lançamento do Apple Vision em loja da empresa em Nova York
Tim Cook (dir.), CEO da Apple, conversa com clientes durante lançamento do Apple Vision em loja da empresa em Nova York - Brendan McDermid/Reuters

Segundo a empresa, estão disponíveis 600 aplicativos e jogos especificamente desenvolvidos para o Vision Pro, assim como um milhão de aplicativos compatíveis.

Em parceria com a Apple, a Disney fornecerá 150 filmes em 3D no lançamento, anunciaram as duas empresas. Netflix, Spotify e Google, por enquanto, se recusaram a modificar seus aplicativos para se ajustarem aos óculos.

O Vision Pro será disponibilizado em outros países no final deste ano, indicou Tim Cook, o CEO da Apple.

De acordo com analistas da Wedbush Securities, a Apple pode esperar vender cerca de 600 mil unidades em 2024.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.