Google suspende geração de imagens de pessoas por IA após críticas

Recurso é acusado de retratar imagens históricas imprecisas; empresa anuncia interrupção temporária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Akash Sriram
Nova York | Reuters

O Google suspendeu sua ferramenta de inteligência artificial (IA) que cria imagens de pessoas após críticas por imprecisões em algumas representações históricas geradas pelo modelo, o mais recente obstáculo enfrentado pela companhia para alcançar os rivais OpenAI e Microsoft.

A empresa começou a oferecer a geração de imagens por meio de seus modelos de IA Gemini no início deste mês, mas, nos últimos dias, alguns usuários nas mídias sociais sinalizaram que o modelo produz imagens históricas que, às vezes, são imprecisas.

Sundar Pichai, CEO do Google, em apresentação do Gemini, recurso de inteligência artificial usado pela empresa
Sundar Pichai, CEO do Google, em apresentação do Gemini, recurso de inteligência artificial usado pela empresa - Jason Henry/The New York Times

"Estamos cientes de que o Gemini está oferecendo imprecisões em algumas representações históricas de geração de imagens", disse o Google na quarta-feira (21).

Desde o lançamento do ChatGPT, da OpenAI, em novembro de 2022, o Google tem se esforçado para produzir um software de IA que rivalize com o que a empresa apoiada pela Microsoft introduziu.

Quando o Google lançou seu chatbot de IA generativa Bard há um ano, a empresa compartilhou informações imprecisas sobre fotos de um planeta fora do sistema solar da Terra em um vídeo promocional, fazendo com que suas ações caíssem até 9%.

O Bard foi rebatizado como Gemini no início deste mês e o Google lançou planos de assinatura pagos, que os usuários poderiam escolher para obterem melhores recursos de raciocínio do modelo de IA.

"Os contextos históricos têm mais nuances e vamos ajustar ainda mais para acomodar isso", disse Jack Krawczyk, diretor sênior de produtos do Gemini no Google.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.