Sites ajudam a negociar indenização por dano em voo

Plataformas atendem casos de atrasos ou cancelamentos, overbooking e dano ou extravio de bagagens

Embarque de passageiros no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Embarque de passageiros no aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress
São Paulo

Novos sites estão oferecendo assistência jurídica a passageiros que buscam indenização por prejuízos causados em viagens.

As plataformas atendem casos de atrasos ou cancelamentos, overbooking e dano ou extravio de bagagens. 

“Dificilmente um pedido de desculpas basta para o consumidor que teve seus planos frustrados”, diz o diretor da Indenizar, Bruno Camargos.

O valor médio da indenização varia de R$ 2.000 a R$ 6.000. As plataformas primeiro negociam com a companhia, e o serviço só é cobrado se o passageiro for ressarcido –o custo é de até 30% do montante pago pela empresa.

No caso da Quick Brasil, o passageiro prejudicado recebe R$ 1.000 quando cadastra o caso. Então, a empresa entra com os recursos e fica com o valor recebido da ação, caso seja aceita.

Segundo Bruno Arruda, da Resolvvi, casos de atrasos superiores a quatro horas com perda de conexão ou da reserva do hotel têm maior chance de sucesso, já que o prejuízo foi maior.

Para demonstrar o dano, os sites exigem que o passageiro tenha pelo menos o comprovante de passagem e emails que notificam o atraso ou o cancelamento. No caso de overbooking, a companhia pode oferecer uma carta atestando o problema ou, no extravio da bagagem, ele deve procurar fazer o Registro de Irregularidade de Bagagem.

É possível mover ações relatando problemas que aconteceram até três anos atrás.

Outras plataformas oferecem serviços similares: Não VoeiDireito do Passageiro e Reclame Voo.

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