Novos mictórios públicos causam revolta em Paris

Moradores consideram banheiros muito expostos e exigem retirada

Paris (França) | Reuters

Novos mictórios ecológicos, mas que deixam os usuários completamente expostos, instalados nas ruas de Paris, estão provocando a revolta de moradores.

Em especial um dos “urinoirs” vermelhos colocado na ilha de Saint-Louis, não muito longe da catedral de Notre-Dame e de frente para barcos turísticos que navegam pelo rio Sena. Moradores exigem a retirada das estruturas.

“Não há necessidade de colocar algo tão insolente e feio em um lugar tão histórico”, disse Paola Pellizzari, 68, dona de uma loja de arte.

“É do lado da casa mais bonita da ilha, o Hôtel de Lauzun, onde Baudelaire viveu”, disse, em referência ao poeta francês do século 19.

Ela teme que o mictório, a cerca de 20 metros de uma escola primária, “incite o exibicionismo”.

O criador do Uritrottoir—uma combinação das palavras mictório e calçada, em francês— disse que o projeto oferece uma “solução ecológica para o ato de urinar em público”.

O dispositivo é basicamente uma caixa com uma abertura na frente e um canteiro de flores em cima, contendo palha, que é transformada em adubo.

O administrador do bairro, Ariel Weil, diz que os dispositivos são necessários. Autoridades de Paris instalaram quatro mictórios em locais onde o ato de urinar em público é considerado um problema, e planeja um quinto.

“Se não fizermos nada, os homens vão apenas continuar a fazer xixi nas ruas”, disse.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.