Descrição de chapéu Álbum de viagem

Fotografias panorâmicas discutem presença humana no globo

Projeto se inspira em sensação de astronautas ao avistarem o planeta do espaço

Vistos de cima, campos floridos parecem tapetes multicoloridos

Campos de tulipa floridos em Lisse, na Holanda, fotografados pelo projeto Daily Overview Daily Overview/DigitalGlobe, a Maxar Company

São Paulo

Ao observar a Terra do espaço pela primeira vez, boa parte dos astronautas é impactada pelo “efeito overview”, ou efeito de visão total, que resulta em uma tomada de consciência do explorador diante da pequenez da humanidade.

O norte-americano Benjamin Grant, 29, se inspirou no fenômeno para lançar o projeto Daily Overview. A iniciativa publica diariamente fotos panorâmicas de satélites ou de avião dos quatro cantos do globo em um site e no Instagram.

“Apenas cerca de 500 pessoas já viajaram ao espaço. Queria fazer com que mais pessoas compartilhassem dessa sensação”, diz Grant.

Formado em história e história da arte na universidade de Yale, ele diz que o critério usado na escolha das localidades documentadas é o fato de terem sido de alguma forma modificadas pela ação humana.

Uma vez definidos os lugares e encontrados seus registros na base da empresa de satélites Digital Globe, com a qual o projeto tem parceria, Grant e sua equipe reenquadram as imagens de modo a criar as composições mais impressionantes possíveis.

“Minhas favoritas são aquelas que parecem belas e abstratas à primeira vista, mas ganham novo significado quando você entende seus contextos.”

Ele cita o porto de Singapura, por onde passa metade da produção global de petróleo bruto. Vista de cima, a paisagem parece um quadro impressionista.

A imagem é uma das 16 que integram a mostra em cartaz até dia 27 no The Print Space, em Londres. Depois, a partir de 6 de dezembro, o Daily Overview desembarca no planetário da Academia de Ciências da Califórnia, em São Francisco, nos EUA.

Grant, que já levou seu projeto a Paris, Barcelona e Munique, não tem planos de expor no Brasil. Mas diz que sempre se impressiona ao ver o país do alto, seja com o planejamento urbanístico de Brasília ou o desmatamento da Amazônia.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.