Festival em Pomerode revela cozinha alemã além do chucrute

Pequenina cidade em Santa Catarina é conhecida pela forte presença germânica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Localizada a 170 km de Florianópolis, a pequena Pomerode quer fazer jus ao slogan de “cidade mais alemã do Brasil” na 15ª edição de seu festival gastronômico.

A festa, que acontece todos os anos no mês de julho, vai até o próximo dia 21 no Centro de Eventos da cidade, que fica na avenida 21 de Janeiro, 2.700, no Centro. 

Decorado com flores vermelhas, o ambiente tem luz baixa e arquitetura germânica. Se a temperatura cair, há cobertores disponíveis.

Os 12 restaurantes que compõem a programação do festival apresentam receitas alemãs pouco conhecidas do público brasileiro, que vão muito além do chucrute (conserva de repolho) e do einsbein (joelho de porco). Há pratos e ingredientes típicos de diferentes regiões do país europeu.

Um exemplo é o “rheinischer sauerbraten mit semmelknödel und rotkohl”. O nome difícil é de um prato feito com carne bovina marinada no vinho tinto por cinco dias, servida com nhoque alemão e repolho roxo.

A receita, típica da região de Renânia do Norte-Vestfália, no centro-oeste alemão, é preparada pela Torten Paradies, confeitaria conhecida pela variedade de cucas (espécie de bolo coberto com farofa doce).

Já o Funiculì Funiculà, um inusitado restaurante italiano na programação, oferece o “maultaschen”, espécie de ravióli recheado com carne moída, espinafre, migalhas de pão e cebola, da região de Suábia, em Badden-Württemberg.

Empresas de Pomerode também usam o evento para lançar produtos. A Nugali, de chocolates, apresenta fondues nas versões ao leite e amargo e pastilhas para chocolate quente e cappuccino. 

Já a cervejaria Schornstein divulga a Porter Café, uma cerveja escura no estilo robust porter com adição de grãos de café catuaí vermelho.

O Festival Gastronômico de Pomerode é realizado de segunda a quarta, das 18h às 23h, de quinta-feira a sábado, das 18h às 24h e, aos domingos, das 10h às 15h. O valor do ingresso é R$ 10.

A jornalista viajou à convite do evento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.