Descrição de chapéu Vida Pública

Especialistas defendem diversidade no serviço público em live da TV Folha

Folha estreia série de reportagens sobre o funcionalismo no Brasil e no mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em um debate ao vivo para o lançamento da série especial Profissional Público do Futuro nesta quinta-feira (19) na TV Folha, as convidadas defenderam a diversidade para fazer avançar o serviço público no Brasil.

A transmissão foi exclusiva para assinantes do jornal.

O editor de Vida Pública da Folha, Jairo Marques, conversou com Vera Monteiro, professora de direito administrativo da FGV-SP, e Renata Vilhena, presidente do conselho do instituto República.org, parceira da Folha na iniciativa.

Segundo Monteiro, abrir as portas para essa diversidade implica repensar o modo de ingresso de profissionais no serviço público.

"Os nossos concursos públicos atraem pessoas brancas, que têm histórico familiar de bonança, que conseguem parar sua vida para estudar para um concurso público", diz ela.

Referindo-se à presença menor feminina nesse mercado, Vilhena defende a criação de mecanismos para garantir essa oportunidade equilibrada entre os gêneros. "Esse espaço tem que ser concedido e tem que ser respeitado."

Para ela, a maior diversidade entre os servidores se reflete num serviço mais bem prestado à população, "num país tão heterogêneo quanto o nosso". "Não adianta só branco formular política pública."

A série Profissional Público do Futuro, que estreia nesta quinta e segue pelos próximos três meses, discute mudanças em concursos públicos, mostra setores onde faltam servidores e aborda a carreira pública e as afinidades esperadas para o profissional do século 21. Os textos apresentam ainda um panorama do funcionalismo em outros países e a modernização do trabalho público.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.