'Quem atrapalha o trabalho é o machismo', diz antropóloga

Carla Cristina Garcia conversa com a repórter especial Teté Ribeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Filho não atrapalha o trabalho. Quem atrapalha o trabalho é o machismo de quem acha que atrapalha", diz a cientista social Carla Cristina Garcia, coordenadora do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Feminismos na PUC-SP.

Ela conversou com a repórter especial Teté Ribeiro para o terceiro episódio da série "Como Ter Independência Financeira".

Os capítulos anteriores trataram de endividamento, com Michael Viriato, autor do blog De Grão em Grão, da Folha, e sócio da Casa do Investidor, e de etarismo, com o consultor de estratégias Edson Moraes.

Todos os vídeos estão disponíveis no canal da TV Folha no YouTube.

Para Carla Garcia, o machismo relacionado com o mercado de trabalho formal "tem sido um impedimento para que as moças encontrem trabalhos que remunerem de acordo com a sua formação e que elas possam ter independência financeira no sentido de sair da casa dos pais, ter sua própria casa, viajar, conhecer o mundo".

A antropóloga cita relatos de jovens que são questionadas sobre sua vida pessoal e sua vontade de ter filhos, por exemplo, nas entrevistas de emprego. "O mundo está dando uma guinada à extrema direita, e as primeiras pessoas que perdem direitos em termos de trabalho são as mulheres."

As reportagens da série "Como Ter Independência Financeira" trazem recomendações de especialistas, como planejadores financeiros e gestores de patrimônio, e depoimentos de quem alcançou esse objetivo.

Além de vídeos, a série traz reportagens em texto, que são publicadas na edição impressa na última segunda-feira de janeiro, fevereiro, março e abril. A publicação online é no domingo anterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.