Descrição de chapéu Independência financeira

Contra etarismo no trabalho, idoso precisa de mente aberta e políticas públicas, diz especialista

Edson Moraes, consultor de estratégias, conversou com a repórter especial Teté Ribeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Quando você compra alguma coisa, você não compra com dinheiro, você compra com tempo de vida. Então como você está usando a sua vida?"

O questionamento vem de Edson Moraes, consultor de estratégias. Ele conversou com a repórter especial da Folha Teté Ribeiro para o segundo vídeo da série Como Ter Independência Financeira, que é publicado no YouTube neste domingo (25).

"Passar pela vida e não usufruir de algumas coisas só porque você está guardando muito dinheiro —e tem gente que tem essa característica— é tão cruel quanto você não guardar dinheiro ao longo da vida e chegar à velhice, olhar e falar: ‘Puxa, agora a coisa se complicou’", diz Moraes.

Segundo ele, o brasileiro, culturalmente, pouco pensa em planejamento financeiro, que é visto "até com preconceito".

Isso se torna ainda mais complexo tendo em vista o momento pelo qual a pirâmide etária brasileira passa.

A população está envelhecendo enquanto as taxas de natalidade diminuem cada vez mais. Isso cria novas demandas tanto para a Previdência Social quanto para o mercado de trabalho, que precisa passar a acolher mais idosos.

Para Moraes, a pessoa com mais de 60 anos precisa estar disposta a estar continuamente aprendendo, "continuamente prestando atenção para onde o mundo vai".

Já o empresariado precisa olhar a pessoa mais velha como elemento importante para a diversidade etária da empresa. Por fim, tudo isso deve ser amarrado por políticas públicas, completa o especialista.

Além de vídeos, a série traz reportagens em texto, que são publicadas na edição impressa na última segunda-feira de janeiro, fevereiro, março e abril. A publicação online é no domingo anterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.