Estudo aponta falsos apelos ambientais em produtos brasileiros
Amigo do meio ambiente, biodegradável, sustentável. Oito em cada dez produtos "verdes" encontrados no varejo apresentam declarações vagas, sem informações concretas sobre o benefício ambiental anunciado. É o que mostra a pesquisa Greenwashing no Brasil: Um Estudo sobre os Apelos Ambientais nos Rótulos dos Produtos, realizada pelo instituto de pesquisas Market Analysis.
O "greenwashing", expressão que significa "maquiagem verde", ocorre quando o marketing exalta os atributos ambientais de um item, sem que isso ocorra de fato.
A pesquisa, em sua segunda edição, analisa produtos que trazem certificações ou apelos de sustentabilidade nas embalagens e mostra que o apelo verde tem crescido no Brasil. Entre 2010 e 2014, a quantidade de produtos "amigos do meio ambiente" cresceu 478%, saltando de 408 mercadorias para 2.358.
"O problema é que apenas 15% dos selos estampados nos produtos possuem alguma certificação ou endosso de terceira parte confirmando benefícios ambientais. A grande maioria é autodeclaratória, criada pelas próprias empresas com objetivos de marketing", diz Fabián Echegaray, coordenador do estudo.
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