Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.
Vale a pena pagar mais caro pelo chocolate nos ovos de Páscoa?
Nessa época do ano, a sedução por chocolates, especificamente ovos de páscoa, é visível e notória. Os consumidores são mergulhados em verdadeiros túneis cobertos por uma infinidade de variedades de ovos de chocolates, que fica até difícil escolher o que levar. Com todo esse apelo do marketing, será que os consumidores estão atentos aos preços que pagarão pelo chocolate contido nos ovos ou estão mais dispostos a comprar os ovos em função dos brinquedos que vêm dentro dos mesmos?
Analisar os ovos de páscoa simplesmente pela quantidade de chocolate que os mesmos possuem é uma observação simplista. O ovo de chocolate, sobretudo para as crianças, representa um símbolo, que foi institucionalizado para essa época do ano, do qual os pais não têm muita saída e acabam por presentear seus filhos, mesmo que seja com a menor gramatura possível. Diante disso, independente dos preços altos, o consumidor não substitui por outros produtos.
De qualquer forma é importante que o consumidor saiba o quanto ele pagará pelo chocolate contido, até para saber o quanto está sendo pago pelos "brindes" embutidos nos ovos.
Para achar este valor basta fazer uma comparação dos brindes este com brinquedos semelhantes encontrados nas lojas. E aí o consumidor deve se perguntar: vale a pena pagar a mais por um brinquedo no qual pode ser encontrado bem mais barato numa loja?
É aconselhável que os pais conversem com as crianças, pois podem presenteá-las com ovos menores e mais baratos e a diferença do valor que seria gasto com um ovo mais caro (por conta do "brinde"), poderá ser destinada à compra de um brinquedo melhor numa loja específica e ainda sobrar uma quantia para a criança poupar ou até mesmo comprar outro brinquedo.
O quadro 1 faz uma comparação entre o preço do chocolate nos ovos de páscoa, nas barras e nas caixas de bombons. E pelo que se pode observar, a diferença entre o preço do quilo do chocolate pago ao comprar os ovos de páscoa industrializados chega a ser até de 581,29% mais caro do que a barra de chocolate; 320,97% mais caro do que os ovos artesanais e os absurdos 870,68% mais caro do que o chocolate das caixas de bombons. Esses percentuais podem ainda ser maiores, uma vez que os preços de mercado das barras de chocolates e das caixas de bombons, em geral nessa época, ficam abaixo do preço médio (como já é observado em alguns supermercados que praticam promoções e chegam a ofertar a barra de chocolate de 170g por R$ 3,99 e a caixa de bombons por R$ 5,85).
Ao comparar o preço do chocolate entre os ovos industrializados e artesanais, em função da escala de produção, era de se esperar que o preço dos industrializados fosse mais baixo relativamente. Entretanto, ao fazer uma comparação entre os mesmos, o que acontece é o contrário.
Gramatura | Preço médio | Preço pago pelo quilo do chocolate |
Ovo de Páscoa 750g (sem brinde) | R$ 77,31 | R$ 103,07 |
Ovo de Páscoa 320g (sem brinde) | R$ 39,15 | R$ 122,33 |
Ovo de Páscoa 240g (sem brinde) | R$ 25,04 | R$ 104,33 |
Ovo de Páscoa 196g (sem brinde) | R$ 25,67 | R$ 130,97 |
Ovo de Páscoa 250g (sem brinde) | R$ 49,99 | R$ 199,96 |
Ovo de Páscoa 180g (com brinde) | R$ 27,49 | R$ 152,72 |
Ovo de Páscoa 170g (com brinde) | R$ 33,04 | R$ 194,35 |
Ovo de Páscoa 150g (com brinde) | R$ 26,99 | R$ 179,93 |
Ovo de Páscoa artesanal 1 kg (sem brinde) | R$ 47,50 | R$ 47,50 |
Ovo de Páscoa artesanal 500g (sem brinde) | R$ 26,50 | R$ 53,00 |
Ovo de Páscoa artesanal 250g (sem brinde) | R$ 18,50 | R$ 74,00 |
Barra de chocolate 170g | R$ 4,99 | R$ 29,35 |
Caixa de bombons 400g | R$ 8,24 | R$ 20,60 |
Fontes: www.buscape.com.br e www.ovoscaseiros.com.br, acesso em 29 de março de 2014.
Cabe ao consumidor decidir se vale a pena pagar muito mais caro pelo fetiche e pelos "brindes" dos ovos de páscoa ou comprar ovos de chocolates mais baratos (ou até mesmo optar pela barra ou pela caixa de bombons).
Post em parceria com o professor Fernando Antônio Agra Santos (Universidade Salgado de Oliveira, Campus Juiz de Fora - MG), doutor em economia aplicada (UFV) e economista da UFJF, www.fernandoagra.webnode.com
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