Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.
Adeus Ano Velho
O clima morno das vendas de Natal no país deve se prolongar até o Ano Novo. Alguns indicadores apontam que 36% dos brasileiros pretendem passar o Réveillon em casa e que de cada dez pessoas, apenas seis pretendem comprar roupas novas para passar a virada.
Os resultados são de uma pesquisa feita pelo SPC Brasil em parceria com o portal "Meu Bolso Feliz". Note que os dados mostram uma expectativa de desaquecimento em relação ao ano passado.
Em 2013, por exemplo, menos pessoas declararam que pretendiam passam o Réveillon em casa. Em meio a 651 pessoas ouvidas, em 27 capitais brasileiras, 34% não tinham planos de sair, índice que subiu para 36% neste ano.
Ainda em 2013, 25% dos consumidores disseram que tinham a intenção de viajar para passar o Réveillon fora de casa, índice que caiu para apenas 13% neste ano.
Já em relação às roupas novas, 74% das pessoas ouvidas no ano passado disseram que iriam comprar roupas para passar o fim de ano, índice que caiu para 60% em 2014.
Mais uma vez, bem como aconteceu com as vendas para o Natal, o baixo crescimento da economia, os juros altos e a inflação são apontados pelo SPC como os principais fatores de desaceleração nas vendas do varejo.
A esperança de reaquecer as vendas no comércio varejista segue, por enquanto, guardada para 2015, quando as queimas no início do ano e as trocas de presentes podem animar o consumidor a voltar a comprar.
Post em parceria com Adriana Matiuzo
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade