Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
Escreve diariamente,
exceto aos sábados.
Receita estrangeira cresce em construtora do PR
A desaceleração imobiliária fará a construtora paranaense Plaenge diminuir em 20% seus investimentos neste ano. Em 2014, foram aportados cerca de R$ 540 milhões em novos projetos. Em 2015, deverão ser R$ 430 milhões.
Apesar do recuo, a empresa está sofrendo menos os efeitos da crise do que os grupos de São Paulo e Rio, segundo o sócio Alexandre Fabian.
"As cidades em que atuamos são fortes no agronegócio, e o agronegócio não está sendo tão prejudicado. O dólar elevado ajuda o setor."
A construtora está em nove cidades brasileiras, no Sul e no Centro-Oeste. "A crise ajudará a aparecer oportunidades em novos municípios. Estudamos áreas do interior dessas regiões e de São Paulo."
A companhia também trabalho no exterior, em três cidades do Sul do Chile, e analisa a entrada na capital do país, Santiago.
Editoria de Arte/Folhapress |
Com a crise econômica brasileira, a participação do Chile no faturamento da Plaenge deve avançar dos 7% registrados em 2014 para 15% neste ano.
"Uma das ideias de ir para outro país era justamente esta: pegar diferentes ciclos econômicos. Em 2008 e 2009, o Chile sentiu mais que o Brasil. Agora, houve uma retomada lá", afirma.
Fabian diz que 2016 também deverá ser um ano de ajustes no Brasil e prevê uma melhora apenas em 2017.
"No médio prazo, a demografia do país é favorável. Nos próximos 20 anos, muitas pessoas estarão se casando e começando a carreira."
*
Jeans paraense
A Guess vai abrir sua primeira loja no Norte do país neste ano, em Belém. Hoje, a companhia atua na região somente por meio de pontos multimarcas.
"As vendas no atacado são um bom termômetro de que a região tem muita demanda por nossos produtos. Os principais concorrentes já têm operação lá", afirma André Hering, sócio e diretor-presidente da marca no país.
A empresa compete no Brasil com Calvin Klein, Levi's, Forum e Ellus por causa do foco em jeans, além de produto e preço semelhantes.
Das seis lojas da Guess no país, cinco estão em São Paulo e uma no Rio.
"As multimarcas representam entre 60% e 70% do nosso faturamento. Elas são um canal que cresce muito rápido, mas queremos diluir isso com a abertura de lojas", diz o sócio Thomaz Hering.
US$ 2,4 bilhões foi a receita global da companhia no ano fiscal encerrado em janeiro de 2015, o equivalente a R$ 7,4 bilhões
R$ 199 é o preço inicial de uma calça jeans básica da marca, fabricada no Brasil
700 são os pontos multimarcas que vendem Guess no país
*
Sob nova direção
A procura por imóveis comerciais para abertura de lojas na cidade de São Paulo subiu 40% na imobiliária Lello no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2014.
"São pontos voltados para instalação de franquias, farmácias, lojas de roupas e calçados e que, por causa da grande oferta, estão com preços mais adequados à realidade", afirma Roseli Hernandes, diretora da empresa.
A demanda por galpões, conjuntos e casas comerciais, porém, se manteve estável em relação aos três primeiros meses do ano passado.
*
A confiança do consumidor britânico cresceu sete pontos em abril na comparação com o mesmo mês de 2014, segundo pesquisa da consultoria GfK.
O índice passou de -3 para 4, em uma escala que vai de -100 a 100 (números mais elevados indicam maior otimismo entre os consumidores).
Em relação a março, o indicador geral ficou estável. Entre os cinco subíndices que compõem o cálculo, o que mede a situação econômica do país nos últimos 12 meses chegou a três -alta de 16 pontos na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
6 era o índice de expectativa de compra em abril, que cresceu dez pontos em 12 meses
7 foi a pontuação do indicador que mede as finanças pessoais para os próximos 12 meses
*
Negócio... A agência Ski Brasil montou um escritório no Colorado (EUA) para fornecer pacotes turísticos de 400 estações de esqui para as Américas Central e do Norte.
...da neve A expectativa é que a nova operação atraia no próximo ano 10 mil esquiadores, o dobro do número de clientes embarcados pela empresa brasileira neste ano.
Nova cara A DG Participações, que controla as administradoras de planos de saúde Unifocus e PrevQuali, lança nesta terça(5) a nova marca do grupo, a AllCare Benefícios.
Mordida A Nutty Bavarian vai abrir 40 pontos no país em novos formatos, como máquinas de vendas e 'food trucks'. A rede terá também sua primeira loja conceito em SP.
com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS, ISADORA SPADONI e DHIEGO MAIA
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade