Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
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exceto aos sábados.
Prêmio Folha Top of Mind faz 25 anos de pesquisa sobre lembrança de marca
Empresários, executivos e publicitários das maiores empresas do país participaram da 25ª edição do prêmio Folha Top of Mind, a maior premiação de lembranças de marcas do país.
Cinco delas dividiram o principal prêmio, segundo pesquisa Datafolha em 244 municípios em todo o país, com 8.142 pessoas: Coca-Cola, Nestlé, Nike, Omo e Samsung levaram o Top do Top.
O evento foi nesta segunda-feira (26), com a presença de cerca de mil convidados, no Tom Brasil, em São Paulo.
Pedro Abondanza, gerente sênior de marketing da Coca-Cola Brasil, disse que "ser Top do Top significa ter conseguido isso [o reconhecimento] com bastante sucesso. Para isso, continuamos a investir em comunicação, marketing e nos produtos."
Eduardo Anizelli/Folhapress | ||
Pedro Abondanza, gerente de marketing da Coca-Cola |
Para Yasmine Antacli, da OMO, "estar na cabeça do consumidor há tanto tempo mostra que entregamos produtos que fazem a diferença na vida dos consumidores."
Mesmo com a crise, "a gente dá um jeitinho, monta o plano mais coeso possível para se aproximar do consumidor e em 2016 estar na festa do Top of Mind de novo", disse Lota Ferraz, da Nike.
"Só um instituto com a credibilidade do Datafolha para aferir com métricas confiáveis o nosso trabalho. É o grande reconhecimento para os profissionais de marketing", afirmou Luiz Lara, sócio da Lew'Lara\TBWA.
Ao todo, 50 categorias integram o cardápio de 2015 da pesquisa Datafolha, que realizou a pesquisa entre os dias 3 e 8 de agosto.
As novas categorias deste ano foram Rede Social, Esmalte de Unha, Moto, Requeijão, Amaciante de Roupa, Smartphones & Tablets e Máquina de Café.
Marcas regionais como Renner, Vivo e Casas Bahia também se destacaram.
Para Andreza Graner, da Unilever, estrear com vitória foi muito importante. "Sempre quisemos que a categoria fosse aberta."
Vencedora entre as agências de viagem, a CVC comemorou a conquista. "Ser Top of Mind é uma meta da empresa. A pesquisa é idônea e feita em todo o Brasil", disse o diretor Marcelo Oste.
Alexandre Gama, CEO da Neogama/BBH contou que há clientes que pedem, como uma demonstração da performance de comunicação, que a marca ganhe relevância na mente do consumidor.
"O Top of Mind é uma medida, uma coisa tangível. Não se concorre a ele."table(articleGraphic).
Felipe Gabriel/Folhapress | ||
Tony Firjam, vice-presidente da Samsung |
Vencedoras 2015
Top do Top
Coca-Cola
Nestlé
Nike
Omo
Samsung
Top Performance
Caixa Econômica Federal
Rede Social
Facebook
Top Feminino
Risqué
Masculino
Pirelli
Meio Ambiente
Ypê
Natura
Tecnologia
Samsung
Bebida
Skol
Finanças
Banco do Brasil
Bradesco
Caixa
Porto Seguro
Unimed
Visa
Alimentação
Kibon
Ninho
Nestlé
Qualy
Sadia
Vigor
Zero-Cal
Higiene & Beleza
Colgate
Jontex
Pampers
Risqué
Sempre Livre
Comunicação
Oi
Samsung
Sky
Vivo
Transporte
Correios
Fiat
Honda
Petrobras
Pirelli
Volkswagen
Compras
Casas Bahia
Comfort
Extra
Omo
Suvinil
Tramontina
Eletroeletrônicos
Brastemp
Consul
Samsung
Walita
Turismo
CVC
TAM
Destaques Regionais
Casas Bahia
Primor
Tintas
Renner
Tirol
Vivo
Ypê
Letícia Moreira/Folhapress | ||
Premiacão da categoria de sabão em pó |
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Mercado óptico registra queda de 1% até setembro
As vendas do mercado de óculos e lentes caíram 1% no acumulado dos nove primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2014.
Durante todo o ano passado, o segmento cresceu 18% e faturou R$ 23,1 bilhões, de acordo com dados da Abióptica (associação do setor). Em 2013, a expansão havia chegado a 28%.
"O resultado é reflexo da crise política, que tem gerado instabilidade na economia e afetado o consumo", afirma o presidente da entidade Bento Alcoforado.
Os consumidores que utilizam óculos de grau estão optando por apenas trocar a lente, permanecendo com armações antigas, segundo o executivo.
Além da retração na demanda, o mercado óptico será impactado negativamente neste ano pela elevação do dólar. Hoje, as empresas brasileiras importam 85% do total comercializado.
"Os custos de importação aumentaram e nossos distribuidores não conseguem repassar essa variação para o consumidor final, que já não está comprando. As margens se reduziram significativamente", acrescenta.
Alcoforado espera que haja uma melhora nas vendas nos próximos meses em decorrência do verão e do Natal, quando a demanda por óculos de sol costuma crescer.
"Pretendemos ter, pelo menos, um resultado positivo em 2015." Em janeiro, a entidade previa fechar o ano com uma alta de 6%. Em julho, essa projeção caiu para 3%.
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Pintar... O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB) estará no Senado na quinta (29). Braga será ouvido pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas.
...um clima A comissão quer saber de projetos do governo para melhorar a matriz energética e se fontes limpas, como a eólica, crescerão.
Ritmo... A rede de supermercados Savegnago vai investir R$ 15 milhões em 2016 na construção de uma nova sede central em Sertãozinho, interior de SP.
...seguro Para 2015, a previsão era inaugurar cinco unidades, mas só uma será concluída. As demais ficarão prontas no próximo ano.
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Velati | ||
hora do cafe charge |
com LUCIANA DYNIEWICZ, FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS e CLÁUDIO GOLDBERG RABIN
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