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Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
Escreve diariamente,
exceto aos sábados.
Participação do audiovisual na economia do país cresce
O setor audiovisual continuou em crescimento mesmo quando a economia brasileira começava a dar sinais de um desaceleração.
O "PIB" das produções televisivas e cinematográficas alcançou R$ 24,5 bilhões em 2014, um aumento de 3,3% em relação a 2013, apontam os dados mais recentes da Ancine, que serão divulgados nesta sexta-feira (7).
Políticas públicas que garantem espaço às produções brasileiras, como cotas na TV paga, são parte da explicação, diz Manoel Rangel, presidente da agência. Pela primeira vez, a TV por assinatura gerou um valor maior que a aberta.
Um descolamento da demanda das variações do PIB também ajuda na expansão.
"O valor adicionado do setor audiovisual à economia em 2013 foi de 0,54% do PIB, superior ao da fabricação de têxteis, por exemplo."
De 2014 para cá, porém, houve uma desaceleração, segundo Paulo Schmidt, presidente da Apro (associação do setor) e sócio da Academia de Filmes. "Os investimentos publicitários foram menores."
Ainda assim, projeta-se que, em 2015 e 2016, o crescimento do audiovisual no país tenha sido de 2% ao ano.
OLHA SÓ - Valor agregado do setor audiovisual, em R$ bilhões
Leia a coluna completa aqui.
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