Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
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exceto aos sábados.
Projeto de concessão em parques nacionais avança no governo federal
Daniel Farah - 20.ago.03/Folhapress | ||
O governo federal planeja conceder o uso de mais parques nacionais à iniciativa privada. Entre os avaliados estão o de Jericoacoara, no Ceará, e dos Lençóis Maranhenses.
A ideia é reproduzir o modelo de unidades como a de Iguaçu (PR) e de Fernando de Noronha (PE), onde serviços de visitação já são explorados por empresas, afirma o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Um projeto sobre o tema está hoje em elaboração pela pasta e deverá ser apresentado até fevereiro de 2017, diz.
"A contrapartida será estudada caso a caso. Em alguns locais, poderá ser a construção de restaurantes; em outros, de hotéis e resorts, ou passeios com taxas para visitantes", afirma o ministro.
Além de quatro locais onde já operam concessões de serviços, ao menos seis outros parques têm estudos avançados para a implantação do modelo, segundo o ICMBio (autarquia vinculada ao ministério do ambiente).
São eles as unidades da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; de Jericoacoara, no Ceará, dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; do Pau-Brasil, na Bahia e da Serra da Bocaina, entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Ainda não há, porém, uma decisão política sobre o tema, afirma o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.
"Está em discussão, mas temos a intenção de fazer o maior número possível de parcerias, seja com entidades civis ou instituições privadas."
A pasta ainda não tem um prazo para uma definição sobre os projetos, diz ele.
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Sem dar nó
O Sforza, fundo do empresário Carlos Wizard, fundador da rede de idiomas que leva seu sobrenome, investiu R$ 20 milhões para trazer ao Brasil a marca norte-americana Hickies.
A companhia vende um acessório emborrachado com a função de substituir e dispensar o uso de cadarços.
A iniciativa é a quarta negociação feita pelo empresário nos últimos 12 meses. A mais recente foi a criação de uma rede de escolas de futebol do Palmeiras, pelo sistema de franquias, com aporte de R$ 5 milhões.
Antes disso, o grupo investiu R$ 100 milhões para trazer a cadeia de comida mexicana Taco Bell para o Brasil, em julho, e adquiriu Topper e Rainha por R$ 40 milhões, em novembro de 2015.
Os produtos da Hickies serão associados a essas duas marcas e serão vendidos a partir de janeiro a multimarcas, revendedores e on-line.
A negociação, proposta pelo brasileiro, levou aproximadamente seis meses.
"A empresa tem interesse no Brasil. É um dos maiores mercados consumidores de artigos esportivos do mundo", diz Wizard.
R$ 1,95 bilhão
foi o valor obtido com a venda do grupo Multi Educação
9
são as marcas controladas pelo Sforza Holding no Brasil
40
são os países em que a Hickies está presente
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Piora no quadro
A exportação de produtos de alta tecnologia para a saúde caiu 34% entre janeiro e setembro, na comparação com o mesmo período de 2015, segundo a Abimed, que representa a indústria.
"O resultado surpreende, mas é justificável. O dólar oscilou bastante, e nós temos um problema sério de competitividade em relação a outros países", diz Carlos Goulart, presidente da entidade.
O setor também teve queda de 12,6% nas importações e de 13,35% na produção.
"É importante saber que há aumento de confiança em relação à economia, porém os resultados ainda não apareceram", afirma.
Parte das quedas pode ser atribuída à demanda mais fraca por grandes equipamentos, segundo Goulart.
"Clientes que faziam compras a cada dois anos agora fazem a cada três. A procura não some, mas é adiada."
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Prateleiras vazias
A ruptura do varejo, que mede a falta de produtos em gôndolas, mostrou sinais de estabilidade em setembro.
A taxa alcançou 9,81%. No mês anterior, estava em 9,72%, segundo a consultoria Nielsen e a empresa de soluções logísticas Neogrid.
O índice já foi pior -chegou a 13% em janeiro deste ano-, mas não é o ideal, segundo Munhoz. Em cenários equilibrados, costuma girar em torno de 8%.
Entre as causas para o atual quadro está a redução das compras de varejistas, tanto pelo receio de que os itens fiquem encalhados como pelo encarecimento de preços dos fornecedores.
O segmento de alimentos registrou a maior falta de produtos, com taxa de 12,09% em setembro -em agosto, era de 10,65%. A menor ruptura ocorreu nos artigos de limpeza, com 7,6%.
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Sem... Aumentou o número de dispositivos eletrônicos corporativos vulneráveis a ataques, aponta a Dimension Data, de serviços de tecnologia.
...proteção Em 2015, 60% dos aparelhos eram pouco protegidos, e agora são 76%. A falta de ajuste dos sistemas operacionais explica a alta.
Olha aqui O mercado global de de biometria deve alcançar R$ 47,7 bilhões em 2024, aponta a feira do setor Biometrics HITech.
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Hora do café
com FELIPE GUTIERREZ, TAÍS HIRATA e IGOR ITSUMI
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