Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade
ronaldo lemos

É diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio e do Creative Commons no Brasil. É mestre em direito por Harvard e doutor
em direito pela USP.
Escreve às terças.

Expectativas para 2014

Mais opções

Fim do ano, hora de fazer o balanço de 2013. As várias listas ajudam a navegar no oceano de informações. Chega também o momento de fazer apostas sobre o que vai decolar no ano seguinte.

A revista "Wired" aposta nas "tecnologias vestíveis", puxadas pelo aguardado Google Glass. Blogs de tecnologia apostam no movimento "Maker", o faça você mesmo digitalizado. Essa é uma boa aposta, inclusive para o Brasil. Sites como o Fazedores.com sinalizam a tendência também aqui.

Outra tecnologia importante para o próximo ano será o BLE (Bluetooth Low Energy). O nome hoje soa obscuro, mas vem com a promessa de transformar o cotidiano. BLE são pequenos sensores espalhados aos milhões por toda parte, que vão conversar com nosso celular sem a necessidade de tirá-lo do bolso.

O BLE permite ir a um restaurante, comer e sair sem ter de pagar a conta. Ela já vai ter sido paga automaticamente pelo celular. Permite também ir ao supermercado e ver um mapa com a localização de cada produto procurado. Ou entrar em uma loja e receber um guia de compras e ofertas personalizado, já que a loja vai saber quem você é por meio do celular.

A mudança chega também aos relacionamentos. Enquanto andamos pela rua, nosso celular poderá discretamente "paquerar" o celular das pessoas em volta.

Claro que com as tecnologias vestíveis e com o BLE a privacidade vira uma enorme questão. Resta esperar que alguém do movimento Maker invente alguma boa solução para lidar com isso.

*

JÁ ERA
Qr Codes

JÁ É
NFC (comunicação de campo próximo, na sigla em inglês)

JÁ VEM
BLE (Bluetooth de baixo consumo energético)

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade Livros de colorir para adultos

Livraria da Folha

Nossa Cultura...ou o que Restou Dela
Theodore Dalrymple
De:
Por:
Comprar
Espertos como Serpentes
Jim Grote e John McGeeney
De:
Por:
Comprar
Contra a Maré Vermelha
Rodrigo Constantino
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Pixel tag Voltar ao topo da página