Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2012 - 04h36

Em meio a alta do mercado de livros sobre cachaça, obra reúne belas fotos e histórias

Publicidade

CRISTIANA COUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De tradição popular a produto de exportação, de bebida depreciada a coqueluche gastronômica, a trajetória da cachaça é bem mais sinuosa do que as estradas coloniais que ajudaram a disseminá-la pelo país.

De dez anos para cá, o interesse pelo destilado brasileiro aqueceu também o mercado editorial: são cerca de 20 publicações lançadas desde 2001.

Neste ano, foi a vez de Araquém Alcântara publicar ensaio fotográfico sobre a bebida, em parceria com o sommelier Manoel Beato, que assina o texto.

Com 40 anos de carreira e mais de 40 livros, Alcântara desviou suas lentes das matas, rios e animais brasileiros para mirar alambiques, boias-frias e canaviais em "Cachaça". O resultado é denso e exuberante.

"Cachaça" também tem nuances, e os mais delicados vêm da narrativa feita por Beato, que viajou por engenhos com o fotógrafo.

Apaixonado por vinhos, música e literatura, o sommelier constrói sua narrativa num ritmo suave e quase poético, optando por destacar o universo sensorial da bebida.

Entre suas observações, os sabores e aromas que cada madeira confere ao destilado, e as particularidades de algumas regiões produtoras.

Cachaça
Autores Araquém Alcântara e Manoel Beato
Editora Terra Brasil
Preço R$ 120
Avaliação bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página