Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2011 - 06h56

Brasil comemora hoje o Dia do Sorvete

Publicidade

DE SÃO PAULO

Para comemorar o início da primavera e o aumento gradual da temperatura, o Brasil comemora hoje o Dia do Sorvete. E várias sorveterias de São Paulo preparam eventos e sabores especiais para comemorar a data.

A Stuppendo (rua Canário, 1.321, Moema, São Paulo), do sorveteiro Edu Guedes, lança hoje o sabor de de musse de baunilha com laranja-kinkan e sorvete de flores na primavera (R$ 9 o copinho de 110 gramas).

O Viena (vários endereços em São Paulo) faz as taças Viena (quatros bolas de sorvete a escolher, salada de frutas, uma banana cortada ao meio, três coberturas, granola, chantili, suspiros e dois canudos de waffle) e Brasil (sorvete de coco com doce de leite cremoso e farofa crocante).

Divulgação
A Taça Viena, do restaurante Viena, leva quatro bolas de chocolate, frutas e quatro tipos de cobertura
A Taça Viena, do restaurante Viena, leva quatro bolas de chocolate, frutas e quatro tipos de cobertura

Como muitas coisas na história da gastronomia, as versões para o surgimento do sorvete são diversas e controversas, cercadas de lendas.

Uma delas é que o primeiro relato de sorvete teria sido registrado na China 3.000 anos atrás. Os chineses misturavam a neve a uma pasta de leite, como as raspadinhas ainda hoje comuns nos bairros e no interior do Brasil.

Outra é que o imperador Nero, de Roma, mandava escravos buscar neve nas montanhas para misturá-la a sucos, mel e polpa de frutas.

No início do século 14, na volta da viagem ao Oriente, Marco Polo teria trazido uma receita para fazer sorvetes de água, muito parecidos com os sorvetes de massa dos dias de hoje.

A chegada do sorvete à França é atribuída a Catarina de Médicis. A primeira sorveteria do mundo surgiu em 1660, em Paris. De lá, o gelado foi para Londres e, com os colonizadores britânicos, chegou aos EUA.

No Brasil, um dos primeiros registros do sorvete é de 1835, com a vinda de um navio mercante americano ao Rio de Janeiro trazendo 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas.

Antigamente, como não havia como conservar o produto gelado, os sorveteiros anunciavam com antecedência o dia e hora certos de comprá-lo.

Embora os EUA sejam os maiores produtores e consumidores de sorvete do mundo --e tenham inventado combinações como o sundae (que no começo só era vendido aos domingos, daí o nome), a banana split, o ice cream soda e o milk-shake--, os italianos têm fama de fazer os melhores do mundo.

ONDE ENCONTRAR

STUPPENDO
rua Canário, 1.321, Moema, São Paulo
tel. 0/xx/11/5093-2967

VIPITENO
rua Manoel Guedes, 85, Itaim Bibi, São Paulo
tel. 0/xx/11/3476-1881

SOTTOZERO
avenida Sumaré, 840, Perdizes, São Paulo
tel. 0/xx/11/3871-2622

VIENA
rua Augusta, 1.835, Conjunto Nacional, Cerqueira César, São Paulo
tel. 0/xx/11/3283-4130

AMERICA
av. Paulista, 2.295, Bela Vista, São Paulo
tel. 0/xx/11/3067-4424

MESTIÇO
rua Fernando de Albuquerque, 277, Consolação, São Paulo
tel. 0/xx/11/3256-3165

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página