Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2011 - 12h21

Paciente que ficou sem oxigênio durante falta de luz deixa CTI

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

A paciente Daiane Amador Conceição, 22, que teve seu quadro clínico agravado após ficar sem oxigênio no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (313 km de SP), durante uma queda de energia, deixou o CTI (Centro de Terapia Intensiva) na tarde de ontem (1º).

HC apura se queda de energia afetou paciente

Na noite de sexta-feira (28), a paciente foi internada na unidade de tratamento intensivo em estado gravíssimo e não respondia a estímulos.

Segundo a mãe da paciente, Ilda Amador Conceição, Daiane continua em estado "vegetativo". "Os médicos dizem que é preciso esperar 15 dias [para determinar o estado de saúde dela]. Não sei se ela escuta, mas converso bastante com ela", diz.

Ilda afirma que, após uma queda de energia na terça-feira (25), os geradores do hospital foram acionados, mas os aparelhos ligados a Daiane não funcionaram. A paciente sofreu uma parada cardíaca e a circulação de oxigênio no corpo foi estabilizada somente depois de 30 minutos.

Daiane estava internada para o tratamento de neuromielite óptica, uma doença rara e sem cura na medula óssea cujos sintomas são semelhantes aos da esclerose múltipla, e respirava com ajuda de aparelhos desde outubro.

O Hospital das Clínicas instaurou uma sindicância interna para apurar a denúncia de que a paciente teve o quadro clínico agravado depois de ficar 30 minutos sem oxigênio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página