Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2012 - 19h55

Temporal deixa 82 mil casas sem luz em Curitiba

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

A forte chuva que atinge Curitiba e região desde a madrugada desta segunda-feira já deixou 82 mil imóveis residenciais sem luz ao longo do dia.

A queda de energia se deve principalmente a descargas elétricas, queda de árvores e vendavais, que desestabilizaram a rede elétrica e chegaram a derrubar postes em alguns municípios, segundo a Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Os ventos na região, de acordo com o Simepar (Instituto Tecnológico do Paraná), chegaram à velocidade de 61 km/h.

Até agora, choveu em Curitiba e região metropolitana o equivalente a quase todo o previsto para o mês de junho. Foram 84 mm de chuva nas últimas 12 horas --a média histórica de chuva em junho é de 100 mm em todo o mês.

"Certamente vamos ultrapassar a média histórica até o final do dia", afirma Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. A previsão é de mais chuva nas próximas 24 horas, já que há uma frente fria "estacionada" sobre a região.

Por volta das 18h, 40 mil residências continuavam sem luz em Curitiba e região e no litoral do Paraná, segundo a Copel. Dessas, 35 mil estão nos municípios ao norte de Curitiba, onde houve quedas de energia desde as 16h.

A Defesa Civil Estadual não havia registrado destelhamentos nem outras ocorrências graves em Curitiba e região até a tarde de hoje.

Nas regiões sudoeste e centro-sul do Paraná, porém, onde também chove desde a madrugada, houve fortes vendavais e enxurradas que provocaram danos a cerca de cem casas. Três pessoas ainda estavam desalojadas em Marmeleiro, no sudoeste paranaense, até a tarde de hoje.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página