Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2012 - 19h11

Chuva fecha aeroporto e causa alagamentos em Londrina (PR)

Publicidade

WILHAN SANTIN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LONDRINA (PR)

O aeroporto de Londrina está fechado para pousos e decolagens desde as 19h07 de segunda-feira (18) devido ao mau tempo. Somente hoje 32 voos foram cancelados. No total, já são 49 cancelamentos em mais de 23 horas de atividades interrompidas por causa da chuva que atinge a cidade.

O superintendente da Infraero em Londrina, Marcus Vinicius Pio, estima que mais de 3.400 passageiros tenham sido afetados.

De acordo com Pio, o mês de junho é o recordista dos últimos anos em números de horas em que o aeroporto de Londrina ficou fechado. "Comecei a trabalhar aqui em 2009. Desde então, o recorde havia sido de julho daquele ano, quando, no mês todo, ficamos 73 horas fechados. Neste mês, até hoje, já são 77 horas (fechados)", detalhou o superintendente.

De acordo com o meteorologista Lizando Jacobsen, do Instituto Tecnológico Simepar, da tarde de segunda-feira até as 18h de hoje choveram 164 milímetros na cidade. A média histórica para todo o mês de junho é de 100 milímetros.

As companhias aéreas estão remarcando os voos e oferecendo a possibilidade de a viagem ser realizada de ônibus para quem tem São Paulo ou Curitiba como destino ou conexão.

É o caso da comerciante Rosângela Mazari e da costureira Eliza Lunardoni. Elas estão no saguão do aeroporto desde as 7h, de onde deveriam seguir para Guarulhos e, depois, Porto Seguro (BA). "Fomos avisadas há pouco de que a viagem para São Paulo será feita de ônibus, saindo às 21h", disse a comerciante. "Não nos conhecíamos e ficamos amigas aqui. É preciso ter paciência", completou a costureira.

Até o fim da tarde de hoje, não havia previsão de reabertura do aeroporto de Londrina. O aeroporto não tem ILS (Sistema de Instrumentos de Pouso, na sigla em inglês), usado para auxiliar o pouco em casos de condições climáticas adversas. "Mas, nas condições que temos hoje, estaríamos fechados mesmo com o aparelho", disse o superintendente.

ALAGAMENTOS

A chuva ininterrupta que cai sobre Londrina causa outros prejuízos. O lago Igapó, principal ponto turístico da cidade, transbordou em alguns pontos. Ruas tiveram de ser interditadas.

Outras cidades do norte do Paraná, como Maringá e Paranavaí, já registram em torno de 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

Segundo Jacobsen, uma frente fria formada no Paraná no domingo (17) é a causa do excesso de chuvas no Estado. A previsão é que o tempo continue chuvoso nesta quarta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página