Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2012 - 09h42

Promotoria investiga morte de animais em Sorocaba (SP)

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar a morte de cerca de 30 animais domésticos no Centro de Zoonoses de Sorocaba (a 99 km de São Paulo).

De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente de Sorocaba, Jorge Alberto de Oliveira Marum, o inquérito foi aberto nesta quinta-feira (19).

A investigação foi aberta após uma denúncia de organizações não-governamentais de que 27 cães e três gatos saudáveis que estavam abrigados no local foram mortos com emprego de meio cruel.

"É necessário apurar as circunstância dessas mortes, especialmente se foram executadas ilegalmente ou derivadas de maus-tratos, bem como elucidar as responsabilidades por eventual ato ilícito", afirmou Marum.

Após a denúncia das ONGs, a Polícia Civil foi até o local e encontrou os corpos dos animais. Ativistas acompanharam o trabalho e divulgaram as imagens nas redes sociais.

Segundo a prefeitura, os corpos encontrados eram de animais mortos em períodos diferentes. Alguns foram encontrados mortos pelas equipes do centro, outros eram casos suspeitos de raiva e outros, que foram sacrificados, haviam contraído a doença cinomose, altamente contagiosa.

A Polícia Civil vai fazer uma necropsia nos corpos apreendidos e, caso seja comprovado que eles estavam saudáveis, a médica veterinária responsável pelo departamento pode ser responsabilizada por maus-tratos.

No prazo de 30 dias, o Centro de Zoonoses deverá prestar informações sobre o caso à Promotoria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página