Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2012 - 09h17

Funcionários de hospital no PA são internados com suspeita de contaminação

Publicidade

DE BELÉM

Uma doença desconhecida, suspeita de ter sido provocada pelo vazamento de um produto químico, atingiu 19 funcionários de um hospital no interior do Pará.

As pessoas contaminadas, todas funcionárias do Hospital Municipal de Curuçá (a 129 km de Belém), começaram a sentir na semana passada sintomas semelhantes.

Tinham febre, falta de ar, diminuição da pressão, baixa frequência cardíaca, volume menor de urina e hemorragias no sistema digestivo.

Após serem internados no próprio hospital onde se contaminaram, eles foram transferidos para unidades de saúde em Belém e em Castanhal (74 km da capital).

O hospital de Curuçá foi fechado ontem para passar por limpeza e higienização.

De acordo com a Sespa (Secretaria de Saúde do Pará), 14 pacientes permanecem internados e cinco já tiveram alta.

Além dos 19, há outro caso suspeito: uma adolescente de 17 anos, que estava grávida e era prima de uma das funcionárias contagiadas, morreu no último sábado (29). Exames avaliam se a adolescente foi vítima da mesma doença.

A Sespa deve concluir em 15 dias exames com os contagiados e investiga as possíveis causas. As hipóteses são contaminação por bactéria, vírus, fungo ou intoxicação por produto químico.

Suspeitava-se inicialmente de contaminação por radioatividade de um aparelho de raio-x, mas a possibilidade foi descartada.

De acordo com o secretário de Saúde de Curuçá, Rui Carvalho, um produto químico usado como fixador para o aparelho de raio-x vazou no fim de outubro, quando um vidro quebrou.

"Em novembro, começaram a aparecer quadros de uma síndrome respiratória entre nossos funcionários, todos muito parecidos", afirmou. "As pessoas [da cidade] estão apreensivas, nervosas, com medo". (AGUIRRE TALENTO)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página