Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2013 - 14h45

Haddad decreta terreno de reintegração como área de interesse social

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O prefeito Fernando Haddad (PT) decretou o terreno ocupado no Jardim Iguatemi, na zona leste de São Paulo, área de interesse social. A decisão foi publicada no "Diário Oficial" da cidade.

Alckmin e Haddad intervêm para suspender desocupação
Invasores dizem ter ocupado terreno a pedido do próprio dono
Reintegração de posse na zona leste de SP é suspensa

A decisão permite que o terreno seja desapropriado por medida judicial ou adquirido pelo poder público através da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo).

Editoria de arte/Folhapress

Na área localizada na avenida Bento Guelfi vivem 700 famílias. Ontem A PM deu início a uma reintegração de posse que foi interrompida sete horas depois após Haddad e o governador, Geraldo Alckmin (PSDB) fazerem um acordo e suspenderem a ação.

As famílias vivem no local desde junho. O juiz Jurandir de Abreu Júnior, do Fórum de Itaquera, suspendeu a ordem de reintegração que ele mesmo emitira em agosto de 2012, mas que não havia sido cumprida.

Segundo o juiz, a pedido do governador, a secretária estadual de Justiça, Heloísa Arruda, solicitou à presidência do Tribunal de Justiça a suspensão da medida.

A justificativa era que prefeito assinatura do decreto oficializado ontem e publicada no "Diário Oficial" hoje. A área pertence ao advogado Heráclides Batalha de Camargo Filho.

O acordo entre Alckmin e Haddad começou a ser costurado às 11h45 de ontem, quando o prefeito ligou para o governador. Pouco mais de uma hora depois, carros do Batalhão de Choque deixavam o local.

Haddad tomou ciência da reintegração em 11 de março.

Dez dias depois, o governo municipal manifestou interesse em desapropriar a área e pediu 120 dias de prazo para cadastrar os moradores.
Nos últimos meses, o juiz adiara várias vezes a reintegração após pedidos da PM, que dizia não ter o efetivo necessário para a operação.

A decisão levou alívio aos moradores, no início da tarde, veio após uma manhã tensa. Segundo testemunhas, a PM invadiu o local por três frentes. Um extintor de incêndio teve que ser usado para apagar o fogo de uma barricada de pneus.

Bombas de efeito moral e balas de borracha, atiradas para o alto, foram usadas pela polícia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página