Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2010 - 18h10

Portas de vidro serão instaladas em mais sete estações do metrô de SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

As portas de vidro nas estações do metrô de São Paulo, que abrem somente quando o trem chega à plataforma, serão instaladas ao menos em mais sete estações até o fim deste ano. A informação é de Peter Alouche, consultor de transportes do grupo Trends Engenharia, responsável pela instalação das portas.

Entre as estações estão três da linha 3-Vermelha (Vila Matilde, Carrão e Penha), duas da linha 2-Verde (Vila Prudente e Tamanduateí), previstas para julho, e duas da linha 4-Amarela (Butantã e Pinheiros), previstas para novembro.

Atualmente, três estações contam com os equipamentos em São Paulo: Sacomã, da linha 2-Verde, possui o sistema desde janeiro; e as duas recém inauguradas da linha 4-Amarela, Paulista e Faria Lima. Até o fim do ano, portanto, serão dez estações com o equipamento.

De acordo com Alouche, um contrato assinado com o metrô no ano passado prevê a instalação das portas automáticas em todas as estações da linha 3-Vermelha, a mais movimentada do sistema. Não há previsão para a instalação, mas a estimativa é que pelo menos nas três estações ela seja concluída neste ano. Na Vila Matilde uma plataforma já recebeu as portas.

"O difícil é que só podemos instalar quando o metrô libera, e ele só libera à noite. Nessas estações a instalação é mais devagar", afirma.

Segundo o consultor, os equipamentos melhoram a segurança das novas composições do metrô, que são operadas à distância.

"O benefício é evidente. As portas são essenciais na linha sem operador, e, naquelas com operador, são importantes por causa do acúmulo de gente nas plataformas, para evitar que uma pessoa possa cair, ser empurrada ou jogar algum objeto nos trilhos. Quando isso acontece, é preciso parar toda a operação."

Além disso, diz Alouche, as portas de vidro contribuem na organização das pessoas nas plataformas, pois elas se posicionam nos locais corretos sem a necessidade de baias, e melhoram a climatização das estações, pois eliminam as rajadas de vento provocadas pelas composições.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página