Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2010 - 22h53

Esquema de segurança da parada gay de SP terá delegacias móveis e câmeras

Publicidade

DE SÃO PAULO

O esquema de segurança da 14ª edição da Parada do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) em São Paulo, que ocorre no domingo (6), terá policiamento reforçado, delegacias móveis e até câmeras de alta resolução.

As polícias Militar e Civil destacaram 1.400 policiais para cuidar da segurança do evento. A Guarda Civil Metropolitana disponibilizará outros 700 agentes.

A marcha, que reúne trios elétricos e um público estimado de três milhões de pessoas, deve começar às 12h e terminar depois das 20h. Ela parte da avenida Paulista, passa pela rua da Consolação e se encerra na praça Roosevelt, na região central.

No percurso, serão instaladas bases móveis das delegacias de atendimento ao turista (Deatur) e de crimes raciais e de intolerância (Decradi).

De acordo com o delegado Ricardo Domingues, da Deatur, serão atendidas ocorrências ligadas ao turista. Porém, qualquer ocorrência ligada à intolerância irá à Decradi, mesmo que a vítima seja um turista.

PMs bilíngues também poderão ajudar os turistas. Eles estarão identificados com as bandeiras dos países cujos idiomas dominam: inglês, espanhol, italiano, alemão, francês e japonês.

Nesta edição, a PM vai usar um helicóptero Águia equipado com o recurso Dawn Link, conhecido como Olho de Águia --uma câmera de alta resolução que grava e transmite imagens para postos de comando.

Além do helicóptero, dois policiais em moto e outros dois a pé farão gravações. Todos os vídeos serão transmitidos ao comando, para facilitar a identificação de distúrbios.

Haverá cerca de 900 banheiros químicos, 70 deles adaptados para deficientes físicos.

A presença de vendedores ambulantes de bebida e comida está proibida em todo o percurso.

A parada gay de São Paulo é considerada a maior do mundo.
O evento é realizado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, uma organização fundada em 1999.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página