Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2010 - 08h51

Atrasos atingem 15,4% dos voos nacionais programados pela Gol

Publicidade

DE SÃO PAULO

Após o grande problema de atrasos de voos registrado nos últimos dias por passageiros de todo o país. A Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) registrava apenas 7,7% de atrasos dos 469 voos domésticos programados para esta quarta-feira. Ao todo, a estatal apontava 36 voos atrasados e 7 (1,5%) cancelados.

Veja imagens das filas nos aeroportos
Em reunião com Anac, Gol diz que programa causou erro na escala da tripulação
Anac recebeu 520 denúncias trabalhistas contra a Gol
Sindicato quer mudança em escala de tripulantes
Passageiro de voo atrasado pode registrar queixa na Anac

Apesar da melhora, a Gol ainda era a companhia que acumulava o maior número de atrasos até as 8h, com 28 registros dos voos atingidos. O número corresponde a 15,4% do total de voos programados pela empresa.

Na última segunda-feira (2), a Gol foi responsável por 70% dos atrasos de todos os voos programados no Brasil. Dos 818 voos domésticos da companhia, 430 (52,6%) atrasaram, enquanto para as viagens internacionais houve demora em 45% (17) dos voos. A empresa também cancelou 102 voos.

Em reunião convocada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia aérea Gol disse que um erro na atualização de seu software para planejamento de escala gerou "dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da malha aérea e da jornada de trabalho dos tripulantes."

ACORDO

Segundo a Anac, a reunião realizada ontem serviu para a Gol apresentar um plano de ação para atender os passageiros dos voos cancelados ou atrasados. O plano, apresentado pelo diretor de operações da Gol, inclui o uso de cinco aeronaves extras, cada uma com capacidade para 230 passageiros, que eram destinadas a fretamentos, entrarão em operação ainda nesta terça para acomodar os consumidores que esperam um voo.

O diretor da Gol também se comprometeu a apresentar relatórios semanais sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes. Outra medida combinada na reunião foi reativar a escala de trabalho dos tripulantes em agosto na mesma configuração usada em junho.

Rodrigo Capote/Folhapress
Passageiros enfrentam filas no embarque da companhia Gol no aeroporto de Congonhas, na zona sul de SP
Passageiros enfrentam filas no embarque da companhia Gol no aeroporto de Congonhas, na zona sul de SP
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página