Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2010 - 21h00

Governo do Acre decreta estado de alerta; focos de incêndio aumentaram em 587%

Publicidade

DE SÃO PAULO

O governador do Acre, Binho Marques (PT), decretou nesta segunda-feira estado de alerta ambiental devido ao aumento do número de focos de incêndios no Estado. Segundo o governo, houve um aumento de 587% no número de focos de incêndio em relação ao mesmo período do ano passado.

O decreto atendeu a recomendação do Comitê de Gestão de Riscos Ambientais. O clima seco, com previsão de friagem e ventos, pode agravar a situação no meio rural e nas cidades. O objetivo é evitar incêndios florestais.

"Ainda não temos a situação de 2005 e queremos evitar que isso aconteça", disse o governador ao lembrar um incêndio de grandes proporções nas regiões sul e sudeste do Estado em 2005. Na época, foram registrados 22.948 focos de calor. Este ano, até o último final de semana, foram 458 focos.

Dados da Secretaria do Estado do Meio Ambiente apontam que 49,8% dos focos foram detectados em áreas desmatadas e 50,2% em florestas. Em Rio Branco, região de maior incidência, 50% dos focos ocorrem em 16 bairros.

O governador também afirmou, por meio de nota, que parte da fumaça que invade o Estado vem de queimadas na Bolívia, Rondônia e Amazonas.

Agência de Notícias do Acre
Após recomendação de comitê, governador do Acre decretou estado de alerta; focos de incêndio subiram 587%
Após recomendação de comitê, governador do Acre decretou estado de alerta; focos de incêndio subiram 587%
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página